PROCESSOS EM GRUPO COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100443 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7657 "inscrito_id" => 22496 "titulo" => "PROCESSOS EM GRUPO COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "A saúde mental dos estudantes é uma esfera de grande preocupação, uma vez que o ambiente acadêmico pode apresentar desafios emocionais e psicológicos significativos. O estresse acadêmico, a pressão social, as transições e mudanças, a sobrecarga de atividades e a falta de conexões sociais adequadas são apenas alguns dos fatores que podem afetar negativamente a saúde mental dos estudantes. Diante disso, foi desenvolvida a revisão bibliográfica dos trabalhos publicados entre 2010 a 2022, nas bases de dados SciELO, Lilacs, PsycINFO, BVS e Google Acadêmico, tendo como objetivo investigar a diversidade e a eficácia do uso de processos grupais no ambiente escolar como estratégia para melhorar o bem-estar e a saúde mental dos jovens. A partir das pesquisas analisadas foi possível esmiuçar os principais conceitos teóricos relacionados aos processos em grupo e à saúde mental no contexto escolar, identificar os benefícios e desafios desta estratégia, além das diferentes abordagens e técnicas utilizadas para sua realização. Desta forma, com base nas informações levantadas compreendeu-se a potencialidade e amplitude de benefícios alcançados através da adoção de práticas de cuidado em saúde mental com grupos escolares. Portanto, torna-se essencial que as instituições de ensino reconheçam a importância da saúde mental dos estudantes e forneçam suporte adequado, como programas de promoção do bem-estar psíquico, além disso, é crucial incentivar os estudantes a buscar ajuda quando necessário e a adotar estratégias de cuidado em grupo para preservar sua saúde mental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID22496_TB7657_20062023234641.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HANNY DAISY FERRO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "HANNY" "autor_email" => "hannydaisyfs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100443 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7657 "inscrito_id" => 22496 "titulo" => "PROCESSOS EM GRUPO COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "A saúde mental dos estudantes é uma esfera de grande preocupação, uma vez que o ambiente acadêmico pode apresentar desafios emocionais e psicológicos significativos. O estresse acadêmico, a pressão social, as transições e mudanças, a sobrecarga de atividades e a falta de conexões sociais adequadas são apenas alguns dos fatores que podem afetar negativamente a saúde mental dos estudantes. Diante disso, foi desenvolvida a revisão bibliográfica dos trabalhos publicados entre 2010 a 2022, nas bases de dados SciELO, Lilacs, PsycINFO, BVS e Google Acadêmico, tendo como objetivo investigar a diversidade e a eficácia do uso de processos grupais no ambiente escolar como estratégia para melhorar o bem-estar e a saúde mental dos jovens. A partir das pesquisas analisadas foi possível esmiuçar os principais conceitos teóricos relacionados aos processos em grupo e à saúde mental no contexto escolar, identificar os benefícios e desafios desta estratégia, além das diferentes abordagens e técnicas utilizadas para sua realização. Desta forma, com base nas informações levantadas compreendeu-se a potencialidade e amplitude de benefícios alcançados através da adoção de práticas de cuidado em saúde mental com grupos escolares. Portanto, torna-se essencial que as instituições de ensino reconheçam a importância da saúde mental dos estudantes e forneçam suporte adequado, como programas de promoção do bem-estar psíquico, além disso, é crucial incentivar os estudantes a buscar ajuda quando necessário e a adotar estratégias de cuidado em grupo para preservar sua saúde mental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID22496_TB7657_20062023234641.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HANNY DAISY FERRO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "HANNY" "autor_email" => "hannydaisyfs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }