O ENSINO DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ENTRE TÁTICAS E MÉTODOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100495 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7733 "inscrito_id" => 2711 "titulo" => "O ENSINO DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ENTRE TÁTICAS E MÉTODOS" "resumo" => "O ensino da literatura precisa ser visto como uma potência, instrumento de prazer, porque a literatura não fetichiza nenhum saber, mas faz circular os saberes. Infelizmente, em pleno século XXI ainda há quem utiliza a leitura literária como punição, provocando um distanciamento entre leitor e livro literário. Desse modo, este artigo propõe dialogar com a literatura associada a outros signos para um ensino mais satisfatório e prazeroso. Investimos na criatividade e inventividade do estudante para escapar de propostas pedagógicas fechadas nos manuais didáticos, com isso, uma das ações foi transformar o espaço de sala de aula num laboratório, para que as oficinas de leituras se realizassem. Outra ação foi a transmutação do texto literário de uma série discursiva para outra, numa tentativa de aproximar o texto do leitor. E assim, a literatura dialoga com outras artes (cartazes, teatro, cinema, as pinturas, as charges, cartas, grafite, bilhetes entre outros) modificando o cotidiano literário que se consolidou com as táticas de desmontagem. Os resultados se fizeram presentes através da efetiva participação dos estudantes nas aulas de literatura brasileira, a contribuição na formação do leitor e da leitora e invenção de um cotidiano literário com táticas inventivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2711_TB7733_04072023222209.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM" "autor_nome_curto" => "ELISABETH" "autor_email" => "mrs.bamorim@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100495 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7733 "inscrito_id" => 2711 "titulo" => "O ENSINO DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ENTRE TÁTICAS E MÉTODOS" "resumo" => "O ensino da literatura precisa ser visto como uma potência, instrumento de prazer, porque a literatura não fetichiza nenhum saber, mas faz circular os saberes. Infelizmente, em pleno século XXI ainda há quem utiliza a leitura literária como punição, provocando um distanciamento entre leitor e livro literário. Desse modo, este artigo propõe dialogar com a literatura associada a outros signos para um ensino mais satisfatório e prazeroso. Investimos na criatividade e inventividade do estudante para escapar de propostas pedagógicas fechadas nos manuais didáticos, com isso, uma das ações foi transformar o espaço de sala de aula num laboratório, para que as oficinas de leituras se realizassem. Outra ação foi a transmutação do texto literário de uma série discursiva para outra, numa tentativa de aproximar o texto do leitor. E assim, a literatura dialoga com outras artes (cartazes, teatro, cinema, as pinturas, as charges, cartas, grafite, bilhetes entre outros) modificando o cotidiano literário que se consolidou com as táticas de desmontagem. Os resultados se fizeram presentes através da efetiva participação dos estudantes nas aulas de literatura brasileira, a contribuição na formação do leitor e da leitora e invenção de um cotidiano literário com táticas inventivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2711_TB7733_04072023222209.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM" "autor_nome_curto" => "ELISABETH" "autor_email" => "mrs.bamorim@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }