WORLD CAFÉ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GASTRONIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100500 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7738 "inscrito_id" => 16525 "titulo" => "WORLD CAFÉ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GASTRONIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este estudo parte do pressuposto de que a aprendizagem ocorre a partir dos diálogos e da mediação entre professores e alunos e destes com seus pares. Nesse sentido, o World café surge como uma ferramenta capaz de promover a participação e o engajamento dos estudantes por meio de diálogos, possibilitando a troca de experiências para a construção do conhecimento. Contribuindo para que o educando assuma o papel de protagonista em seu processo de aprendizagem com níveis de criticidade e aprofundamento. O presente estudo tem como proposta descrever e analisar a aplicação do World café, como ferramenta pedagógica para o ensino e aprendizagem, em uma turma de estudantes durante a disciplina de Nutrição, do curso de Bacharelado em Gastronomia, com o intuito de facilitar na mediação das aprendizagens. Para tal, a metodologia foi utilizada antes da entrega da atividade final da disciplina e teve como objetivo a geração de ideias por meio do compartilhamento, em grupos, de saberes relevantes ao curso e essenciais à disciplina. Como resultado desse processo investigativo, verificou-se que vivenciar o World café no curso de Bacharelado em Gastronomia, foi uma prática positiva, por se tratar de uma eficiente estratégia capaz de proporcionar uma experiência educacional participativa, dinâmica e colaborativa, contribuindo para a construção de conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16525_TB7738_17112023093349.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDA ALINE DJANIRA FREIRE MARQUES" "autor_nome_curto" => "Aline Freire" "autor_email" => "alinerfreire@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100500 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7738 "inscrito_id" => 16525 "titulo" => "WORLD CAFÉ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GASTRONIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este estudo parte do pressuposto de que a aprendizagem ocorre a partir dos diálogos e da mediação entre professores e alunos e destes com seus pares. Nesse sentido, o World café surge como uma ferramenta capaz de promover a participação e o engajamento dos estudantes por meio de diálogos, possibilitando a troca de experiências para a construção do conhecimento. Contribuindo para que o educando assuma o papel de protagonista em seu processo de aprendizagem com níveis de criticidade e aprofundamento. O presente estudo tem como proposta descrever e analisar a aplicação do World café, como ferramenta pedagógica para o ensino e aprendizagem, em uma turma de estudantes durante a disciplina de Nutrição, do curso de Bacharelado em Gastronomia, com o intuito de facilitar na mediação das aprendizagens. Para tal, a metodologia foi utilizada antes da entrega da atividade final da disciplina e teve como objetivo a geração de ideias por meio do compartilhamento, em grupos, de saberes relevantes ao curso e essenciais à disciplina. Como resultado desse processo investigativo, verificou-se que vivenciar o World café no curso de Bacharelado em Gastronomia, foi uma prática positiva, por se tratar de uma eficiente estratégia capaz de proporcionar uma experiência educacional participativa, dinâmica e colaborativa, contribuindo para a construção de conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16525_TB7738_17112023093349.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDA ALINE DJANIRA FREIRE MARQUES" "autor_nome_curto" => "Aline Freire" "autor_email" => "alinerfreire@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }