UM OLHAR PSICANALÍTICO SOBRE O CONTO DE FADAS JOÃO E MARIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100554 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7819 "inscrito_id" => 18754 "titulo" => "UM OLHAR PSICANALÍTICO SOBRE O CONTO DE FADAS JOÃO E MARIA" "resumo" => "caráter relevante por entender que, como tantos outros contos de fadas, “João e Maria” guia a criança para que mediante mensagens simbólicas, ela possa tanto na sua mente inconsciente, quanto consciente abandonar seus desejos de dependência infantil e consiga uma existência satisfatoriamente segura e independente. O fio condutor desse estudo tem como objetivo geral, analisar o conto de fadas “João e Maria” pelo viés da Psicanálise, mais especificamente, identificar os conteúdos implícitos presentes no conto em análise, e por fim, examinar a importância do referido conto para a formação do inconsciente. Mediante uma pesquisa de natureza bibliográfica e exploratória, com uma abordagem predominantemente qualitativa, buscou-se aportes teóricos nos autores Chauí (1984), Lacan (1986/1999), Freud (1997), Garcia-Roza (2009) e Radino (2003). No entanto, a obra que proporcionou maior aprofundamento do conhecimento teórico do tema abordado nesse trabalho foi, sem dúvida, A Psicanálise dos Contos de Fadas do psicólogo infantil Bruno Bettelheim (2002), que oferece reflexões terapêuticas com base no modelo freudiano de Psicanálise. Ao longo do texto, apresenta-se uma reflexão sobre os conteúdos implícitos no conto e seus significados simbólicos, bem como, a ansiedade advinda do abandono dos pais e a separação da família, a voracidade oral descontrolado presente em “João e Maria” e a consequente ameaça de destruição, quando as crianças cedem aos impulsos da oralidade. E para concluir, destacou-se a troca da subserviência às pressões do Id pela ação harmônica com o Ego, quando pelo uso do raciocínio, as crianças vencem a bruxa, libertam-se e, conquistam a maturidade, simbolizada pelo tesouro encontrado na casa e, que as crianças compartilham com a família, ao retornarem à casa paterna." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18754_TB7819_22112023163439.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTA BETÂNIA DE FREITAS LIMA" "autor_nome_curto" => "BETÂNIA" "autor_email" => "profa.martabetania@gmail." "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR (FACEP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100554 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7819 "inscrito_id" => 18754 "titulo" => "UM OLHAR PSICANALÍTICO SOBRE O CONTO DE FADAS JOÃO E MARIA" "resumo" => "caráter relevante por entender que, como tantos outros contos de fadas, “João e Maria” guia a criança para que mediante mensagens simbólicas, ela possa tanto na sua mente inconsciente, quanto consciente abandonar seus desejos de dependência infantil e consiga uma existência satisfatoriamente segura e independente. O fio condutor desse estudo tem como objetivo geral, analisar o conto de fadas “João e Maria” pelo viés da Psicanálise, mais especificamente, identificar os conteúdos implícitos presentes no conto em análise, e por fim, examinar a importância do referido conto para a formação do inconsciente. Mediante uma pesquisa de natureza bibliográfica e exploratória, com uma abordagem predominantemente qualitativa, buscou-se aportes teóricos nos autores Chauí (1984), Lacan (1986/1999), Freud (1997), Garcia-Roza (2009) e Radino (2003). No entanto, a obra que proporcionou maior aprofundamento do conhecimento teórico do tema abordado nesse trabalho foi, sem dúvida, A Psicanálise dos Contos de Fadas do psicólogo infantil Bruno Bettelheim (2002), que oferece reflexões terapêuticas com base no modelo freudiano de Psicanálise. Ao longo do texto, apresenta-se uma reflexão sobre os conteúdos implícitos no conto e seus significados simbólicos, bem como, a ansiedade advinda do abandono dos pais e a separação da família, a voracidade oral descontrolado presente em “João e Maria” e a consequente ameaça de destruição, quando as crianças cedem aos impulsos da oralidade. E para concluir, destacou-se a troca da subserviência às pressões do Id pela ação harmônica com o Ego, quando pelo uso do raciocínio, as crianças vencem a bruxa, libertam-se e, conquistam a maturidade, simbolizada pelo tesouro encontrado na casa e, que as crianças compartilham com a família, ao retornarem à casa paterna." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18754_TB7819_22112023163439.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTA BETÂNIA DE FREITAS LIMA" "autor_nome_curto" => "BETÂNIA" "autor_email" => "profa.martabetania@gmail." "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR (FACEP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }