UTILIZAÇÃO DO JOGO LUDO ATÔMICO COMO RECURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DOS ESTUDANTES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100561 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7836 "inscrito_id" => 14778 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO JOGO LUDO ATÔMICO COMO RECURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DOS ESTUDANTES" "resumo" => "A abordagem lúdica é uma ferramenta importante na consolidação do conhecimento químico, tornando o conteúdo mais acessível e despertando o interesse dos alunos por meio de atividades práticas e divertidas. Autores da literatura científica reportam essa abordagem contribuinte para uma aprendizagem duradoura dos conceitos químicos. A pesquisa investigou o uso de jogos no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de estrutura atômica. Neste contexto, a investigação intitulada Ludo Atómico, que estamos a desenvolver no âmbito do trabalho da Residência Pedagógica em Química, na Escola Estadual Itan Pereira em Campina Grande PB. A ideia central do jogo era estimular e dinamizar a compreensão das teorias atômicas, características e particularidades dos átomos, por meio de atividades lúdicas e práticas. A participação ativa dos alunos, o pensamento crítico e a resolução de problemas foram incentivados pelo uso de jogos, tornando o ensino mais interessante e eficaz. Neste trabalho, Ludo é um jogo de tabuleiro que pode ser jogado por 2 a 4 pessoas. O objetivo é levar todas as peças do início ao fim do tabuleiro antes dos outros jogadores, e cada um começa com 4 peças. O jogo começa com lançamento de dados. O jogador com maior pontuação começa jogando. Os jogadores devem rolar o dado e mover suas peças de acordo com o resultado, instruções do próprio tabuleiro e seguintes regras. Para começar o jogo. O jogo termina quando um jogador leva todas as suas peças para casa final. Estudo mostrou que uma atividade lúdica foi bem aceita e contribuiu para o aprendizado sobre a estrutura atômica. A utilização de atividades lúdicas pode auxiliar no processo de construção do conhecimento praticáveis em outros projetos de iniciação à docência. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com questões objetivas relacionadas ao objetivo do jogo e sua função pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14778_TB7836_10122023235314.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAELY KELLY MEDEIROS DA SILVA SABINO" "autor_nome_curto" => "MAELY" "autor_email" => "maelykelly.kelly@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100561 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7836 "inscrito_id" => 14778 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO JOGO LUDO ATÔMICO COMO RECURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DOS ESTUDANTES" "resumo" => "A abordagem lúdica é uma ferramenta importante na consolidação do conhecimento químico, tornando o conteúdo mais acessível e despertando o interesse dos alunos por meio de atividades práticas e divertidas. Autores da literatura científica reportam essa abordagem contribuinte para uma aprendizagem duradoura dos conceitos químicos. A pesquisa investigou o uso de jogos no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de estrutura atômica. Neste contexto, a investigação intitulada Ludo Atómico, que estamos a desenvolver no âmbito do trabalho da Residência Pedagógica em Química, na Escola Estadual Itan Pereira em Campina Grande PB. A ideia central do jogo era estimular e dinamizar a compreensão das teorias atômicas, características e particularidades dos átomos, por meio de atividades lúdicas e práticas. A participação ativa dos alunos, o pensamento crítico e a resolução de problemas foram incentivados pelo uso de jogos, tornando o ensino mais interessante e eficaz. Neste trabalho, Ludo é um jogo de tabuleiro que pode ser jogado por 2 a 4 pessoas. O objetivo é levar todas as peças do início ao fim do tabuleiro antes dos outros jogadores, e cada um começa com 4 peças. O jogo começa com lançamento de dados. O jogador com maior pontuação começa jogando. Os jogadores devem rolar o dado e mover suas peças de acordo com o resultado, instruções do próprio tabuleiro e seguintes regras. Para começar o jogo. O jogo termina quando um jogador leva todas as suas peças para casa final. Estudo mostrou que uma atividade lúdica foi bem aceita e contribuiu para o aprendizado sobre a estrutura atômica. A utilização de atividades lúdicas pode auxiliar no processo de construção do conhecimento praticáveis em outros projetos de iniciação à docência. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com questões objetivas relacionadas ao objetivo do jogo e sua função pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14778_TB7836_10122023235314.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAELY KELLY MEDEIROS DA SILVA SABINO" "autor_nome_curto" => "MAELY" "autor_email" => "maelykelly.kelly@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }