COMPREENDENDO OS MOVIMENTOS SOCIAIS NO TERRITÓRIO DE SAPÉ/PB ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NA AULA DE GEOGRAFIA1 Edivaldo Miguel Alves2 Fabiano Custódio de Oliveira3 RESUMO A Geografia, ciência que tem por objeto de estudo o espaço geográfico, a configuração social dos indivíduos e sua relação com este espaço, cabe à análise da atuação dos movimentos organizados a partir de demandas e necessidades dos grupos que compõem o conjunto da sociedade. Desta forma, a pesquisa que estamos desenvolvendo no âmbito do PROFGEO tem objetivo produzir mapas conceituais, construídos pelos próprios alunos, como recurso didático facilitador no processo de ensinoaprendizagem na compreensão dos movimentos sociais contemporâneos no território do município de Sapé-PB, no âmbito do ensino de Geografia através da mediação do professor. A mesma, está sendo desenvolvida através de uma abordagem qualitativa no contexto da Pesquisa–Ação. Verificamos no decorrer do processo de pesquisa que a temática dos movimentos sociais tem sido apresentada de maneira incipiente e superficial nos livros didáticos de Geografia, quando é abordada. Diante dessa constatação preliminar, torna-se premente a necessidade de opções metodológicas que venham a contribuir com os professores do ensino básico na elaboração de material didático, que possa ser adotado em sala de aula como instrumento facilitador da aprendizagem sobre os movimentos sociais a partir de uma abordagem geográfica. Palavras-chave: Ensino de Geografia, Movimentos Sociais, Mapas Conceituais, Processo de Ensino-Aprendizagem. 1 Projeto de pesquisa que estamos desenvolvendo no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia – PROFGEO – Núcleo da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. 2 Mestrando do Programa de Mestrado profissional em Ensino de Geografia – PROFGEO – Núcleo da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Professor de ensino básico da rede estadual de educação da Paraíba - emiguel.alves@gmail.com 3 Professor Doutor do Curso da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo – CDSA/UFCG - Área das Ciências Humanas e Sociais. Coordenador do Laboratório de Ensino de Geografia e Educação do Campo – LEGECAMPO. Prof. do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia – PROFGEO – Núcleo da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG – fabiano.geografia@gmail.com - fabiano.custodio@professor.ufcg.edu.br