A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100618 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7996 "inscrito_id" => 13190 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O avanço das tecnologias digitais de informação e Comunicação (TDIC), aliadas à globalização, vem ocasionando transformações na esfera social como um todo, possibilitando a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, com diferentes recursos, tornando o processo educativo mais dinâmico e inovador. Consequentemente com a intensificação da tecnologia a educação vem passando por transformações no processo de ensino-aprendizagem com o surgimento das ferramentas digitais. Diante deste contexto, desenvolve-se está pesquisa para compreender os desafios e possibilidades com a utilização das ferramentas digitais nas aulas de ciências. Para tanto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa de abordagem qualitativa, com delineamento para o estudo de caso, realizando um levantamento bibliográfico dando ênfase às leituras de artigos acadêmicos, monografias, dissertações e teses, voltadas para a temática. Os autores e documentos que embasam este estudo são: Alves (2022), Azevedo (2022), Cordeiro (2020), Pavnoski; Hilger; Pavnoski (2021), Lunardi; Rakoski; Forigo (2021), Fiori; Goi (2021) Silva; Felício; Teodoro (2022). Os resultados encontrados apontam que a formação profissional atualizada aliada ao uso de novas tecnologias e de recursos didáticos é de fundamental importância para qualquer nível de ensino, o uso das tecnologias de informação e comunicação na elaboração de planos de aula e de estratégias de ensino podem proporcionar um ambiente melhor de aprendizagem, oferecendo mais fontes de pesquisas e formas diferenciadas da aplicação do conteúdo estudado. Ressaltando a preocupação da implementação das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, denotando a necessidade de aprofundar a compreensão dos contextos educacionais e propor soluções. Destacando a mudança nos papéis de professor, que atua como um mediador e não mais como a fonte de conhecimento, e de alunos, que devem desenvolver o senso crítico e a autonomia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13190_TB7996_10122023170840.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA CONRADO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDREZA CONRADO" "autor_email" => "andrezaconrado27@gmail.co" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100618 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7996 "inscrito_id" => 13190 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O avanço das tecnologias digitais de informação e Comunicação (TDIC), aliadas à globalização, vem ocasionando transformações na esfera social como um todo, possibilitando a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, com diferentes recursos, tornando o processo educativo mais dinâmico e inovador. Consequentemente com a intensificação da tecnologia a educação vem passando por transformações no processo de ensino-aprendizagem com o surgimento das ferramentas digitais. Diante deste contexto, desenvolve-se está pesquisa para compreender os desafios e possibilidades com a utilização das ferramentas digitais nas aulas de ciências. Para tanto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa de abordagem qualitativa, com delineamento para o estudo de caso, realizando um levantamento bibliográfico dando ênfase às leituras de artigos acadêmicos, monografias, dissertações e teses, voltadas para a temática. Os autores e documentos que embasam este estudo são: Alves (2022), Azevedo (2022), Cordeiro (2020), Pavnoski; Hilger; Pavnoski (2021), Lunardi; Rakoski; Forigo (2021), Fiori; Goi (2021) Silva; Felício; Teodoro (2022). Os resultados encontrados apontam que a formação profissional atualizada aliada ao uso de novas tecnologias e de recursos didáticos é de fundamental importância para qualquer nível de ensino, o uso das tecnologias de informação e comunicação na elaboração de planos de aula e de estratégias de ensino podem proporcionar um ambiente melhor de aprendizagem, oferecendo mais fontes de pesquisas e formas diferenciadas da aplicação do conteúdo estudado. Ressaltando a preocupação da implementação das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, denotando a necessidade de aprofundar a compreensão dos contextos educacionais e propor soluções. Destacando a mudança nos papéis de professor, que atua como um mediador e não mais como a fonte de conhecimento, e de alunos, que devem desenvolver o senso crítico e a autonomia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13190_TB7996_10122023170840.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA CONRADO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDREZA CONRADO" "autor_email" => "andrezaconrado27@gmail.co" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }