IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO DA GEOGRAFIA FÍSICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: RELATOS E EXPERIÊNCIAS A SEREM PARTILHADOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100683 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8094 "inscrito_id" => 22812 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO DA GEOGRAFIA FÍSICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: RELATOS E EXPERIÊNCIAS A SEREM PARTILHADOS" "resumo" => "O presente trabalho, intitulado “a importância da aula campo na Geografia Física para a formação docente: relatos de experiência a serem partilhados”, aborda a relação entre o exercício da parte prática na Geografia Física (aulas de campo) e sua influência na formação docente dos futuros professores de Geografia, destacando, por meio de uma análise crítica e transversal, assentada em uma perspectiva educacional, a relevância das aulas de campo enquanto ferramenta metodológica imprescindível à formação docente dentro da Geografia. Nesse viés, esse trabalho tem como objetivo geral compreender a interrelação existente entre as aulas de campo na Geografia Física e sua influência na formação docente. A justificativa para a elaboração deste resumo centra-se na inquietação, curiosidade e vontade de dois graduandos em Licenciatura em Geografia da UERN, em querer partilhar conhecimentos teóricos e práticos acerca da influência exercida pelas aulas de campo em suas formações, evidenciando suas vivências e experiências em campo. O texto está estruturado em duas seções: 1) o campo como mediador da relação entre teoria e prática na Geografia Física; e 2) relato de experiência de aula de campo de geografia física. A primeira seção visa a abordar a metodologia da aula de campo em geografia, em sua fundamentação teórica e sobre como proceder, discutindo de que forma as aulas de campo configuram-se como uma ferramenta metodológica, frisando sua intrínseca relação com a prática. A segunda apresenta os relatos de experiência sobre aulas de campo de geografia física. Os resultados encontrados referem-se aos relatos e experiências dos autores do presente texto, que conseguiram relacionar a teoria com a prática, por exemplo, a partir da identificação dos variados tipos de rochas e geoformas presentes no campo, bem como diagnosticar suas dificuldades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22812_TB8094_10122023233942.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ROMENIQUE PEREIRA PIMENTEL" "autor_nome_curto" => "ROMENIQUE" "autor_email" => "romenickpimentel@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100683 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8094 "inscrito_id" => 22812 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO DA GEOGRAFIA FÍSICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: RELATOS E EXPERIÊNCIAS A SEREM PARTILHADOS" "resumo" => "O presente trabalho, intitulado “a importância da aula campo na Geografia Física para a formação docente: relatos de experiência a serem partilhados”, aborda a relação entre o exercício da parte prática na Geografia Física (aulas de campo) e sua influência na formação docente dos futuros professores de Geografia, destacando, por meio de uma análise crítica e transversal, assentada em uma perspectiva educacional, a relevância das aulas de campo enquanto ferramenta metodológica imprescindível à formação docente dentro da Geografia. Nesse viés, esse trabalho tem como objetivo geral compreender a interrelação existente entre as aulas de campo na Geografia Física e sua influência na formação docente. A justificativa para a elaboração deste resumo centra-se na inquietação, curiosidade e vontade de dois graduandos em Licenciatura em Geografia da UERN, em querer partilhar conhecimentos teóricos e práticos acerca da influência exercida pelas aulas de campo em suas formações, evidenciando suas vivências e experiências em campo. O texto está estruturado em duas seções: 1) o campo como mediador da relação entre teoria e prática na Geografia Física; e 2) relato de experiência de aula de campo de geografia física. A primeira seção visa a abordar a metodologia da aula de campo em geografia, em sua fundamentação teórica e sobre como proceder, discutindo de que forma as aulas de campo configuram-se como uma ferramenta metodológica, frisando sua intrínseca relação com a prática. A segunda apresenta os relatos de experiência sobre aulas de campo de geografia física. Os resultados encontrados referem-se aos relatos e experiências dos autores do presente texto, que conseguiram relacionar a teoria com a prática, por exemplo, a partir da identificação dos variados tipos de rochas e geoformas presentes no campo, bem como diagnosticar suas dificuldades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22812_TB8094_10122023233942.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ROMENIQUE PEREIRA PIMENTEL" "autor_nome_curto" => "ROMENIQUE" "autor_email" => "romenickpimentel@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }