POSSIBILIDADES DE USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM ALUNOS DE ESCOLAS FAMÍLIAS NO PIAUÍ.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100686 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8097 "inscrito_id" => 22593 "titulo" => "POSSIBILIDADES DE USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM ALUNOS DE ESCOLAS FAMÍLIAS NO PIAUÍ." "resumo" => "A forma de ensinar é algo discutido por vários estudiosos ao longo de décadas, assim como os métodos de ensino que progressivamente sofrem mudanças. Pensando nisso, investigou-se as práticas desenvolvidas pela Escola Família de Turismo – EFTUR, a qual trabalha na com a metodologia Pedagogia da Alternância, onde o educando alterna a vida escolar com a convivência familiar. A proposta consiste em aliar a vivência teórico-prática para o maior desenvolvimento do aluno. A questão norteadora neste escrito, baseou- se em indagar quais as possibilidades de uso das metodologias ativas como potencializadora no processo ensino aprendizagem no curso Restaurante e Bar na Escola Família de Turismo? O caminho metodológico fundamentou-se em uma pesquisa teve um caráter qualitativa, para desenvolver a pesquisa no espaço escolar, foram aplicados questionários com dezesseis alunos do curso de técnico em Restaurante e Bar, visando identificar inicialmente, como se configuram as estratégias metodologias nas aulas bem como as concepções que os alunos tinham sobre sua aprendizagem. No questionário será de viés investigativo diagnóstico, onde o roteiro contará com perguntas abertas e fechadas sobre a disciplina e as metodologias de ensino já executadas, será posteriormente realizada a análise dos resultados. Diante do caminho da pesquisa em que percorremos, foi possível pontuar a diversidade da importância da formação por meio do ensino aprendizagem. Ao descreverem sobre os conhecimentos básicos e também sobre a visão dos mesmos sobre as metodologias já executadas, foi possível visualizar que a introdução de novas perspectivas é positiva. E que atividades de cunho digital, focado na área de formação, promovendo aspectos direcionados ao mercado de trabalho futuro, seria pertinente, haja vista que os estabelecimentos atualmente na maioria modernizados com a tecnológica e que exige que o profissional esteja preparado com essa realidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID22593_TB8097_03082023211515.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATIELE OLIVEIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "NATIELE" "autor_email" => "natyoliveirasousa@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100686 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8097 "inscrito_id" => 22593 "titulo" => "POSSIBILIDADES DE USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM ALUNOS DE ESCOLAS FAMÍLIAS NO PIAUÍ." "resumo" => "A forma de ensinar é algo discutido por vários estudiosos ao longo de décadas, assim como os métodos de ensino que progressivamente sofrem mudanças. Pensando nisso, investigou-se as práticas desenvolvidas pela Escola Família de Turismo – EFTUR, a qual trabalha na com a metodologia Pedagogia da Alternância, onde o educando alterna a vida escolar com a convivência familiar. A proposta consiste em aliar a vivência teórico-prática para o maior desenvolvimento do aluno. A questão norteadora neste escrito, baseou- se em indagar quais as possibilidades de uso das metodologias ativas como potencializadora no processo ensino aprendizagem no curso Restaurante e Bar na Escola Família de Turismo? O caminho metodológico fundamentou-se em uma pesquisa teve um caráter qualitativa, para desenvolver a pesquisa no espaço escolar, foram aplicados questionários com dezesseis alunos do curso de técnico em Restaurante e Bar, visando identificar inicialmente, como se configuram as estratégias metodologias nas aulas bem como as concepções que os alunos tinham sobre sua aprendizagem. No questionário será de viés investigativo diagnóstico, onde o roteiro contará com perguntas abertas e fechadas sobre a disciplina e as metodologias de ensino já executadas, será posteriormente realizada a análise dos resultados. Diante do caminho da pesquisa em que percorremos, foi possível pontuar a diversidade da importância da formação por meio do ensino aprendizagem. Ao descreverem sobre os conhecimentos básicos e também sobre a visão dos mesmos sobre as metodologias já executadas, foi possível visualizar que a introdução de novas perspectivas é positiva. E que atividades de cunho digital, focado na área de formação, promovendo aspectos direcionados ao mercado de trabalho futuro, seria pertinente, haja vista que os estabelecimentos atualmente na maioria modernizados com a tecnológica e que exige que o profissional esteja preparado com essa realidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID22593_TB8097_03082023211515.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATIELE OLIVEIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "NATIELE" "autor_email" => "natyoliveirasousa@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }