Esse trabalho busca trazer indagações sobre como ocorre o processo de inclusão e integração do sujeito atípico dentro da rede de ensino. Mesmo tendo muitas leis em vigor para trazer melhores ações educacionais para alunos com deficiência, sabe-se que nem todas as instituições de ensino fornecem as melhores condições estruturais, formação docente e um ensino especializado voltado para a melhor integração desse sujeito dentro da escola e como um cidadão dentro de uma sociedade que já nasce excludente. Esse estudo toma partida com base em releituras e análises de obras de autores e estudiosos que trazem grandes contribuições nessa área da educação, para trazer melhor veracidade para essa pesquisa. Sendo assim, a metodologia abordada é de natureza qualitativa, buscando informações que tragam relevância para as ações futuras da sociedade. Essa análise se firma em destaques dos estudos de Piaget (1972 - 1974), Sassaki (1999) e Freire (2008). Declarações mundiais e documentos oficiais também auxiliam na averiguação dessa pesquisa, como a Convenção de Pessoas com Deficiência (2006); Declaração de Salamanca (1994); a Lei de Diretrizes e Bases (1961) e (1971) e a Constituição de 1988.