A JORNADA DA MONITORIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100706 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8127 "inscrito_id" => 18774 "titulo" => "A JORNADA DA MONITORIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA" "resumo" => "O estágio supervisionado assume uma importância fundamental no contexto do ensino superior, desempenhando um papel ainda mais relevante para os futuros professores, com isso, sabe-se que essa abordagem representa o primeiro contato do acadêmico com a sala de aula, agora na perspectiva de um aluno que retorna à escola não como estudante, mas como professor. Dado essas informações este trabalho discorre sobre as experiências realizadas durante o estágio supervisionado do ensino fundamental, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). O estágio foi realizado nas aulas de ciências, na Escola Municipal Giovanni Zanni do município de Imperatriz-MA, para alunos do 6° ano e 7° ano. Durante o estágio foram observadas as metodologias utilizadas e outras novas foram agregadas no ensino de ciências. O estágio se desenvolve de maneira distinta do convencional com utilização de aulas práticas e participação ativa do estagiário na sala de aula, além de que nas turmas tem estudantes com algum tipo de deficiência física ou intelectual, tornando a aula diferente do tradicional. O estágio realizado no ano de 2023, com educandos portadores de deficiência, configura-se como um relato de experiência enriquecedor. Durante o período de observação, foram analisados os comportamentos da turma e adquiridos conhecimentos para ministrar aulas diferenciadas e adaptadas, visando atender às necessidades específicas dos alunos. Ao terminar o estágio, foi formada uma aula especial com o propósito de despertar maior interesse e incentivar a pesquisa sobre os temas abordados. Verificou-se progresso em alguns alunos que apresentaram defasagem no conteúdo, além de inspiração de motivação e interesse geral pela disciplina. As estratégias pedagógicas inclusivas e motivadas foram fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e valorização da aprendizagem" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18774_TB8127_10122023200744.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KESSIA LARISSA BRAGA SANTOS" "autor_nome_curto" => "KESSIA LARISSA" "autor_email" => "kessiasantos98@gmal.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100706 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8127 "inscrito_id" => 18774 "titulo" => "A JORNADA DA MONITORIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA" "resumo" => "O estágio supervisionado assume uma importância fundamental no contexto do ensino superior, desempenhando um papel ainda mais relevante para os futuros professores, com isso, sabe-se que essa abordagem representa o primeiro contato do acadêmico com a sala de aula, agora na perspectiva de um aluno que retorna à escola não como estudante, mas como professor. Dado essas informações este trabalho discorre sobre as experiências realizadas durante o estágio supervisionado do ensino fundamental, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). O estágio foi realizado nas aulas de ciências, na Escola Municipal Giovanni Zanni do município de Imperatriz-MA, para alunos do 6° ano e 7° ano. Durante o estágio foram observadas as metodologias utilizadas e outras novas foram agregadas no ensino de ciências. O estágio se desenvolve de maneira distinta do convencional com utilização de aulas práticas e participação ativa do estagiário na sala de aula, além de que nas turmas tem estudantes com algum tipo de deficiência física ou intelectual, tornando a aula diferente do tradicional. O estágio realizado no ano de 2023, com educandos portadores de deficiência, configura-se como um relato de experiência enriquecedor. Durante o período de observação, foram analisados os comportamentos da turma e adquiridos conhecimentos para ministrar aulas diferenciadas e adaptadas, visando atender às necessidades específicas dos alunos. Ao terminar o estágio, foi formada uma aula especial com o propósito de despertar maior interesse e incentivar a pesquisa sobre os temas abordados. Verificou-se progresso em alguns alunos que apresentaram defasagem no conteúdo, além de inspiração de motivação e interesse geral pela disciplina. As estratégias pedagógicas inclusivas e motivadas foram fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e valorização da aprendizagem" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18774_TB8127_10122023200744.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KESSIA LARISSA BRAGA SANTOS" "autor_nome_curto" => "KESSIA LARISSA" "autor_email" => "kessiasantos98@gmal.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }