METODOLOGIAS ATIVAS À LUZ DE JEAN PIAGET: UMA DIALOGICIDADE POSSÍVEL?
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100711 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8134 "inscrito_id" => 24401 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS À LUZ DE JEAN PIAGET: UMA DIALOGICIDADE POSSÍVEL?" "resumo" => "Este artigo propõe uma análise das metodologias ativas à luz das teorias de Jean Piaget. Utilizando uma pesquisa qualitativa explicativa, com abordagem interpretativa e crítica das obras analisadas, o estudo oferece uma reflexão sobre o referencial teórico e estabelece conexões entre as teorias piagetianas e o uso de metodologias ativas em cada etapa do desenvolvimento. Os resultados indicam que as teorias piagetianas alinham-se às metodologias ativas, direcionando o aluno para o centro do processo de aprendizagem, respeitando suas etapas de desenvolvimento a partir de suas próprias experiências e conhecimentos prévios. A aplicação desses métodos estimula o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, além de favorecer uma aprendizagem ativa e estimulante, aumentando o engajamento e o interesse pelo aprendizado. Também inspira habilidades sociais importantes, como a capacidade de se comunicar eficazmente, resolver conflitos, compartilhar ideias e trabalhar em equipe para atingir objetivos comuns. Os alunos assumem a responsabilidade por suas escolhas, tomam decisões e aprendem a avaliar seu próprio progresso. A implementação efetiva das metodologias ativas requer um planejamento cuidadoso, suporte adequado aos professores e uma cultura de aprendizado que valorize a participação ativa dos alunos, bem como a formação continuada do corpo docente. Além disso, as metodologias ativas não devem substituir completamente outras abordagens pedagógicas, mas podem ser integradas a diferentes métodos de ensino para enriquecer a experiência educacional. Em consonância com as teorias de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo, as metodologias ativas oferecem uma abordagem educacional que promove o envolvimento dos alunos, a construção de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24401_TB8134_11112023113556.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA DE LIMA MAIA" "autor_nome_curto" => "BIANCA MAIA" "autor_email" => "b.d.lima.maia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100711 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8134 "inscrito_id" => 24401 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS À LUZ DE JEAN PIAGET: UMA DIALOGICIDADE POSSÍVEL?" "resumo" => "Este artigo propõe uma análise das metodologias ativas à luz das teorias de Jean Piaget. Utilizando uma pesquisa qualitativa explicativa, com abordagem interpretativa e crítica das obras analisadas, o estudo oferece uma reflexão sobre o referencial teórico e estabelece conexões entre as teorias piagetianas e o uso de metodologias ativas em cada etapa do desenvolvimento. Os resultados indicam que as teorias piagetianas alinham-se às metodologias ativas, direcionando o aluno para o centro do processo de aprendizagem, respeitando suas etapas de desenvolvimento a partir de suas próprias experiências e conhecimentos prévios. A aplicação desses métodos estimula o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, além de favorecer uma aprendizagem ativa e estimulante, aumentando o engajamento e o interesse pelo aprendizado. Também inspira habilidades sociais importantes, como a capacidade de se comunicar eficazmente, resolver conflitos, compartilhar ideias e trabalhar em equipe para atingir objetivos comuns. Os alunos assumem a responsabilidade por suas escolhas, tomam decisões e aprendem a avaliar seu próprio progresso. A implementação efetiva das metodologias ativas requer um planejamento cuidadoso, suporte adequado aos professores e uma cultura de aprendizado que valorize a participação ativa dos alunos, bem como a formação continuada do corpo docente. Além disso, as metodologias ativas não devem substituir completamente outras abordagens pedagógicas, mas podem ser integradas a diferentes métodos de ensino para enriquecer a experiência educacional. Em consonância com as teorias de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo, as metodologias ativas oferecem uma abordagem educacional que promove o envolvimento dos alunos, a construção de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24401_TB8134_11112023113556.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA DE LIMA MAIA" "autor_nome_curto" => "BIANCA MAIA" "autor_email" => "b.d.lima.maia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }