GEOPATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: UMA ANÁLISE ACERCA DAS POTENCIALIDADES GEOEDUCATIVAS DO AÇUDE GARGALHEIRAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100784 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8256 "inscrito_id" => 22812 "titulo" => "GEOPATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: UMA ANÁLISE ACERCA DAS POTENCIALIDADES GEOEDUCATIVAS DO AÇUDE GARGALHEIRAS" "resumo" => "O Açude Gargalheiras, localizado na região Seridó do estado do Rio Grande do Norte, especificamente no município de Acari – RN, contempla ao longo de sua extensão uma rica geodiversidade (variedade de elementos abióticos da natureza). Inserido no Complexo Geoparque Seridó, o Gargalheiras detém um elevado valor científico, acadêmico, social, geofísico, histórico e cultural que são protegidos mundialmente pela UNESCO. Assim, em razão dessa proteção e valoração concedida ao Gargalheiras, esse açude configura-se como um geopatrimônio (parcela da geodiversidade protegida e tombada em função do seu alto valor geocientífico). Diante disso, esse presente manuscrito tem como objetivo geral compreender as potencialidades educacionais do Açude Gargalheiras a partir de sua condição de geopatrimônio. A justificativa para a construção desse trabalho parte da inquietação e curiosidade sobre o entendimento das relações entre geopatrimônio e educação geográfica e, principalmente, de que forma esses espaços contribuem para essa educação. O referencial teórico do texto está estruturado em três seções: na primeira: breves discussões sobre as diversas abordagens do conceito “geopatrimônio”, na segunda: a caracterização geofísica do objeto de estudo e na última: o geopatrimônio e educação geográfica: uma ferramenta de ensino para a Geografia. No que se refere aos resultados obtidos, é possível perceber que o Gargalheiras enquanto geopatrimônio seridoense permite a assimilação entre teoria e prática da Geografia, por exemplo, por meio da identificação das geoformas, estruturas geológicas e hidrografia local, antes visto somente em teoria. Além disso, a Geografia, especialmente o campo do ensino desta ciência, colabora para a manutenção e valoração do geopatrimônio, ao passo que destaca a importância dos mesmos para as esferas sociais, acadêmicas e científicas, devendo, portanto, ser conservado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22812_TB8256_20112023024619.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ROMENIQUE PEREIRA PIMENTEL" "autor_nome_curto" => "ROMENIQUE" "autor_email" => "romenickpimentel@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100784 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8256 "inscrito_id" => 22812 "titulo" => "GEOPATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: UMA ANÁLISE ACERCA DAS POTENCIALIDADES GEOEDUCATIVAS DO AÇUDE GARGALHEIRAS" "resumo" => "O Açude Gargalheiras, localizado na região Seridó do estado do Rio Grande do Norte, especificamente no município de Acari – RN, contempla ao longo de sua extensão uma rica geodiversidade (variedade de elementos abióticos da natureza). Inserido no Complexo Geoparque Seridó, o Gargalheiras detém um elevado valor científico, acadêmico, social, geofísico, histórico e cultural que são protegidos mundialmente pela UNESCO. Assim, em razão dessa proteção e valoração concedida ao Gargalheiras, esse açude configura-se como um geopatrimônio (parcela da geodiversidade protegida e tombada em função do seu alto valor geocientífico). Diante disso, esse presente manuscrito tem como objetivo geral compreender as potencialidades educacionais do Açude Gargalheiras a partir de sua condição de geopatrimônio. A justificativa para a construção desse trabalho parte da inquietação e curiosidade sobre o entendimento das relações entre geopatrimônio e educação geográfica e, principalmente, de que forma esses espaços contribuem para essa educação. O referencial teórico do texto está estruturado em três seções: na primeira: breves discussões sobre as diversas abordagens do conceito “geopatrimônio”, na segunda: a caracterização geofísica do objeto de estudo e na última: o geopatrimônio e educação geográfica: uma ferramenta de ensino para a Geografia. No que se refere aos resultados obtidos, é possível perceber que o Gargalheiras enquanto geopatrimônio seridoense permite a assimilação entre teoria e prática da Geografia, por exemplo, por meio da identificação das geoformas, estruturas geológicas e hidrografia local, antes visto somente em teoria. Além disso, a Geografia, especialmente o campo do ensino desta ciência, colabora para a manutenção e valoração do geopatrimônio, ao passo que destaca a importância dos mesmos para as esferas sociais, acadêmicas e científicas, devendo, portanto, ser conservado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22812_TB8256_20112023024619.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ROMENIQUE PEREIRA PIMENTEL" "autor_nome_curto" => "ROMENIQUE" "autor_email" => "romenickpimentel@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }