A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR EM EJAI PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100814 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8310 "inscrito_id" => 7679 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR EM EJAI PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "resumo" => "Ao discutir sobre a história da construção da EJAI no Brasil, percebe-se o descaso alarmante na formação de professores e no baixo índice de qualidade do ensino. Nessa perspectiva, são apontadas questões referentes a reflexão dos sujeitos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos em suas diferentes contribuições para a educação em que se dá através das experiências acumuladas. Nesse ato, é fundamental que os sujeitos usufruam da busca de retornar os estudos para fomentar uma conscientização de seu papel importante na sociedade, nas mobilizações e nas bandeiras de luta, em favor de uma transformação social e da aprendizagem por toda à vida. O presente trabalho visa a realização do estágio curricular no âmbito escolar de ação em sala de aula na modalidade de ensino EJAI. Para isso, foi utilizado a metodologia de práxis pedagógica que, eventualmente, é aquela que estabelece a relação de aplicação da teoria na prática e resulta da execução de conhecimentos teóricos, extraídos de diferentes disciplinas científicas, na resolução de problemas, percorrendo um caminho no sentido da ideia à ação, dos princípios teóricos à prática. Portanto, pode-se dizer que o estágio supervisionado realizado na escola municipal Graziela Gabriel do estado do Pará, no ano de 2022, dimensionam momentos reflexivos e dialógicos sobre a importância do pensar a educação a partir de novas perspectivas de ensino e dos sujeitos nela inseridos, apontando caminhos a serem executados para futuros profissionais, assim os que anseiam seguir a profissão docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7679_TB8310_02092023204236.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA GISELLE SOUSA CHAVES" "autor_nome_curto" => "MARCIA" "autor_email" => "sousamarciagiselle@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100814 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8310 "inscrito_id" => 7679 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR EM EJAI PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "resumo" => "Ao discutir sobre a história da construção da EJAI no Brasil, percebe-se o descaso alarmante na formação de professores e no baixo índice de qualidade do ensino. Nessa perspectiva, são apontadas questões referentes a reflexão dos sujeitos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos em suas diferentes contribuições para a educação em que se dá através das experiências acumuladas. Nesse ato, é fundamental que os sujeitos usufruam da busca de retornar os estudos para fomentar uma conscientização de seu papel importante na sociedade, nas mobilizações e nas bandeiras de luta, em favor de uma transformação social e da aprendizagem por toda à vida. O presente trabalho visa a realização do estágio curricular no âmbito escolar de ação em sala de aula na modalidade de ensino EJAI. Para isso, foi utilizado a metodologia de práxis pedagógica que, eventualmente, é aquela que estabelece a relação de aplicação da teoria na prática e resulta da execução de conhecimentos teóricos, extraídos de diferentes disciplinas científicas, na resolução de problemas, percorrendo um caminho no sentido da ideia à ação, dos princípios teóricos à prática. Portanto, pode-se dizer que o estágio supervisionado realizado na escola municipal Graziela Gabriel do estado do Pará, no ano de 2022, dimensionam momentos reflexivos e dialógicos sobre a importância do pensar a educação a partir de novas perspectivas de ensino e dos sujeitos nela inseridos, apontando caminhos a serem executados para futuros profissionais, assim os que anseiam seguir a profissão docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7679_TB8310_02092023204236.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA GISELLE SOUSA CHAVES" "autor_nome_curto" => "MARCIA" "autor_email" => "sousamarciagiselle@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }