Ao discutir sobre a história da construção da EJAI no Brasil, percebe-se o descaso alarmante na formação de professores e no baixo índice de qualidade do ensino. Nessa perspectiva, são apontadas questões referentes a reflexão dos sujeitos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos em suas diferentes contribuições para a educação em que se dá através das experiências acumuladas. Nesse ato, é fundamental que os sujeitos usufruam da busca de retornar os estudos para fomentar uma conscientização de seu papel importante na sociedade, nas mobilizações e nas bandeiras de luta, em favor de uma transformação social e da aprendizagem por toda à vida. O presente trabalho visa a realização do estágio curricular no âmbito escolar de ação em sala de aula na modalidade de ensino EJAI. Para isso, foi utilizado a metodologia de práxis pedagógica que, eventualmente, é aquela que estabelece a relação de aplicação da teoria na prática e resulta da execução de conhecimentos teóricos, extraídos de diferentes disciplinas científicas, na resolução de problemas, percorrendo um caminho no sentido da ideia à ação, dos princípios teóricos à prática. Portanto, pode-se dizer que o estágio supervisionado realizado na escola municipal Graziela Gabriel do estado do Pará, no ano de 2022, dimensionam momentos reflexivos e dialógicos sobre a importância do pensar a educação a partir de novas perspectivas de ensino e dos sujeitos nela inseridos, apontando caminhos a serem executados para futuros profissionais, assim os que anseiam seguir a profissão docente.