INFORMÁTICA EDUCATIVA:EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100847 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8413 "inscrito_id" => 17604 "titulo" => "INFORMÁTICA EDUCATIVA:EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR" "resumo" => "O impacto das transformações e das exigências que as tecnologias trazem sobre a prática na educação e no ensino levam a uma reavaliação do papel da escola e dos professores, o que tem sido reconhecido de forma unânime pelos educadores e estudiosos da área daeducação. Esse fato faz com que o tema Formação de Professores em Informática Educativa assuma importância crucial neste estudo, que teve como objetivo analisar a matriz curricular dos cursos de formação para docentes da rede pública de ensino. A análise das atividades de formação desenvolvidas nas instituições de ensino selecionadas nesta pesquisa procuraexplicitar os avanços, os desafios e as possíveis contribuições por elas ofertadas aos professores. Apoiado em pesquisa documental, o estudo focalizou os documentos das instituições selecionadas. A UECE privilegia em sua matriz temas voltados à prática de uso da informática em escolas e sistemas de ensino, no entanto, apenas três das disciplinadas ofertadas pelo curso direcionam o uso do computador como recurso tecnológico na prática educativa dos professores, as demais direcionam a discussão para avaliação ou currículo. A UFC dá ênfase a formação teórico-prática, as disciplinas ministradas têmcomo finalidade oferecer subsídios para que o professor aprenda a utilizar os recursos da informática e tecnologias interativas de modo a aplicá-las no cotidiano escolar de maneira criativa, incentivando o pensar e a construção do conhecimento; Os NTEs revelam uma predominância do caráter computacional sobre o caráter educacional. Em síntese os cursos analisados dão ênfase aos aspectos teóricos os resultados evidenciam que não é fácil prever ou planejar um curso, no entanto, que precisam ter na sua construção um conteúdo flexível e capaz de atender as necessidades de cada grupo objetivandoa promoção da educaçãocom o uso das tecnologias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17604_TB8413_11092023234053.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOCORRO KATIUSSIA SOUSA DOS REIS BARROSO" "autor_nome_curto" => "Katiússia Reis" "autor_email" => "katiussia.reis@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100847 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8413 "inscrito_id" => 17604 "titulo" => "INFORMÁTICA EDUCATIVA:EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR" "resumo" => "O impacto das transformações e das exigências que as tecnologias trazem sobre a prática na educação e no ensino levam a uma reavaliação do papel da escola e dos professores, o que tem sido reconhecido de forma unânime pelos educadores e estudiosos da área daeducação. Esse fato faz com que o tema Formação de Professores em Informática Educativa assuma importância crucial neste estudo, que teve como objetivo analisar a matriz curricular dos cursos de formação para docentes da rede pública de ensino. A análise das atividades de formação desenvolvidas nas instituições de ensino selecionadas nesta pesquisa procuraexplicitar os avanços, os desafios e as possíveis contribuições por elas ofertadas aos professores. Apoiado em pesquisa documental, o estudo focalizou os documentos das instituições selecionadas. A UECE privilegia em sua matriz temas voltados à prática de uso da informática em escolas e sistemas de ensino, no entanto, apenas três das disciplinadas ofertadas pelo curso direcionam o uso do computador como recurso tecnológico na prática educativa dos professores, as demais direcionam a discussão para avaliação ou currículo. A UFC dá ênfase a formação teórico-prática, as disciplinas ministradas têmcomo finalidade oferecer subsídios para que o professor aprenda a utilizar os recursos da informática e tecnologias interativas de modo a aplicá-las no cotidiano escolar de maneira criativa, incentivando o pensar e a construção do conhecimento; Os NTEs revelam uma predominância do caráter computacional sobre o caráter educacional. Em síntese os cursos analisados dão ênfase aos aspectos teóricos os resultados evidenciam que não é fácil prever ou planejar um curso, no entanto, que precisam ter na sua construção um conteúdo flexível e capaz de atender as necessidades de cada grupo objetivandoa promoção da educaçãocom o uso das tecnologias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17604_TB8413_11092023234053.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOCORRO KATIUSSIA SOUSA DOS REIS BARROSO" "autor_nome_curto" => "Katiússia Reis" "autor_email" => "katiussia.reis@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }