A degradação ao meio ambiente tem sido ocasionada por diversos fatores, como por exemplo, na forma de lixões, desmatamentos, esgotos a céu aberto entre outros fatores. Assim, esta pesquisa tem como objetivo socializar uma experiência ligada a compostagem na escola como uma prática de educação ambiental crítica na formação cidadã da comunidade escolar como um todo, em especial os estudantes da escola campo de pesquisa. A ação aconteceu em uma escola de Ensino Fundamental da Mata Sul de Pernambuco, cidade de Palmares - PE em que a gestão escolar em consonância com corpo docente, discente, administrativo e a família, abordou a técnica de compostagem como alternativa significativa para trabalhar os efeitos dos resíduos sólidos de forma contextualizada associada a interdisciplinaridade. Ou seja, reaproveitá-los no processo de formação do composto orgânico associados aos conceitos de Ciências. Assim, os materiais orgânicos oriundos da cozinha da escola passaram a ter um destino/compostagem. Consequentemente, contribuído para o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem. Por outro lado, o espaço escolar passou ser mais harmônico, com um pátio acolhedor, também, houve um revigoramento da horta escolar. Corroborando, foi instigado a sensibilização da comunidade escolar para o uso sustentável do meio ambiente. Ampliando, desta forma, as discussões relacionadas ao consumismo responsável.