DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA AMBIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA E DA PLATAFORMA KAHOOT NO ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DO SEGUNDO GRAU
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100946 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8563 "inscrito_id" => 25415 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA AMBIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA E DA PLATAFORMA KAHOOT NO ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DO SEGUNDO GRAU" "resumo" => "A Educação Matemática desempenha um papel importante na formação dos estudantes no contexto educacional, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, lógicas e analíticas. Esta pesquisa aborda ações desenvolvidas no percurso do segundo módulo do Programa de Residência Pedagógica (PRP) edição 2022, o qual possibilita ao estudante de licenciatura vivenciar experiências em sala de aula que estimulam uma postura crítica em relação aos processos de ensino e aprendizagem. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo relatar experiências vivenciadas durante a elaboração e aplicação de uma Sequência Didática (SD) na turma do primeiro semestre do curso de Mecânica industrial, do Instituto Federal do Ceará, campus Cedro. A Sequência Didática teve por finalidade contribuir para a aprendizagem do conteúdo de Funções Polinomial do segundo grau, utilizando o software Geogebra e a plataforma Kahoot. , referencial teórico que embasou o estudo foi desenvolvido a partir de leituras e discussões ocorridas nos encontros formativos do Módulo II (Zaballa, 2014; Lorenzato, 2006; Bicudo, 2005; D´Ambrósio, 1989), além de registros contidos diários de bordo onde foram registradas experiências, vivências, trajetórias e acontecimentos configurando-se como um registro valioso para reflexões (Ferreira; Lacerda, 2016). Para a produção deste trabalho foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório. Ao final foi possível verificar o interesse dos alunos em relação ao conteúdo abordado de uma forma não usual, pois essa (SD) envolvia a utilização de softwares educativos para realizar as atividades propostas, tais como plotagem de gráficos de função utilizando o Geogebra para compreender a geometria do gráfico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25415_TB8563_04102023000856.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA AMANDA PEREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "AMANDA SOUZA" "autor_email" => "amanda02.eletro@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100946 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8563 "inscrito_id" => 25415 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA AMBIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA E DA PLATAFORMA KAHOOT NO ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DO SEGUNDO GRAU" "resumo" => "A Educação Matemática desempenha um papel importante na formação dos estudantes no contexto educacional, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, lógicas e analíticas. Esta pesquisa aborda ações desenvolvidas no percurso do segundo módulo do Programa de Residência Pedagógica (PRP) edição 2022, o qual possibilita ao estudante de licenciatura vivenciar experiências em sala de aula que estimulam uma postura crítica em relação aos processos de ensino e aprendizagem. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo relatar experiências vivenciadas durante a elaboração e aplicação de uma Sequência Didática (SD) na turma do primeiro semestre do curso de Mecânica industrial, do Instituto Federal do Ceará, campus Cedro. A Sequência Didática teve por finalidade contribuir para a aprendizagem do conteúdo de Funções Polinomial do segundo grau, utilizando o software Geogebra e a plataforma Kahoot. , referencial teórico que embasou o estudo foi desenvolvido a partir de leituras e discussões ocorridas nos encontros formativos do Módulo II (Zaballa, 2014; Lorenzato, 2006; Bicudo, 2005; D´Ambrósio, 1989), além de registros contidos diários de bordo onde foram registradas experiências, vivências, trajetórias e acontecimentos configurando-se como um registro valioso para reflexões (Ferreira; Lacerda, 2016). Para a produção deste trabalho foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório. Ao final foi possível verificar o interesse dos alunos em relação ao conteúdo abordado de uma forma não usual, pois essa (SD) envolvia a utilização de softwares educativos para realizar as atividades propostas, tais como plotagem de gráficos de função utilizando o Geogebra para compreender a geometria do gráfico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25415_TB8563_04102023000856.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA AMANDA PEREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "AMANDA SOUZA" "autor_email" => "amanda02.eletro@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }