Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA AMBIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA E DA PLATAFORMA KAHOOT NO ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DO SEGUNDO GRAU

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100946
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8563
    "inscrito_id" => 25415
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA AMBIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA E DA PLATAFORMA KAHOOT NO ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DO SEGUNDO GRAU"
    "resumo" => "A Educação Matemática desempenha um papel importante na formação dos estudantes no contexto educacional, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, lógicas e analíticas. Esta pesquisa aborda ações desenvolvidas no percurso do segundo módulo do Programa de Residência Pedagógica (PRP) edição 2022, o qual possibilita ao estudante de licenciatura vivenciar experiências em sala de aula que estimulam uma postura crítica em relação aos processos de ensino e aprendizagem. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo relatar experiências vivenciadas durante a elaboração e aplicação de uma Sequência Didática (SD) na turma do primeiro semestre do curso de Mecânica industrial, do Instituto Federal do Ceará, campus Cedro. A Sequência Didática teve por finalidade contribuir para a aprendizagem do conteúdo de Funções Polinomial do segundo grau, utilizando o software Geogebra e a plataforma Kahoot. , referencial teórico que embasou o estudo foi desenvolvido a partir de leituras e discussões ocorridas nos encontros formativos do Módulo II (Zaballa, 2014; Lorenzato, 2006; Bicudo, 2005; D´Ambrósio, 1989), além de registros contidos diários de bordo onde foram registradas experiências, vivências, trajetórias e acontecimentos configurando-se como um registro valioso para reflexões (Ferreira; Lacerda, 2016). Para a produção deste trabalho foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório. Ao final foi possível verificar o interesse dos alunos em relação ao conteúdo abordado de uma forma não usual, pois essa (SD) envolvia a utilização de softwares educativos para realizar as atividades propostas, tais como plotagem de gráficos de função utilizando o Geogebra para compreender a geometria do gráfico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25415_TB8563_04102023000856.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA AMANDA PEREIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA SOUZA"
    "autor_email" => "amanda02.eletro@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100946
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8563
    "inscrito_id" => 25415
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA AMBIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA E DA PLATAFORMA KAHOOT NO ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DO SEGUNDO GRAU"
    "resumo" => "A Educação Matemática desempenha um papel importante na formação dos estudantes no contexto educacional, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, lógicas e analíticas. Esta pesquisa aborda ações desenvolvidas no percurso do segundo módulo do Programa de Residência Pedagógica (PRP) edição 2022, o qual possibilita ao estudante de licenciatura vivenciar experiências em sala de aula que estimulam uma postura crítica em relação aos processos de ensino e aprendizagem. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo relatar experiências vivenciadas durante a elaboração e aplicação de uma Sequência Didática (SD) na turma do primeiro semestre do curso de Mecânica industrial, do Instituto Federal do Ceará, campus Cedro. A Sequência Didática teve por finalidade contribuir para a aprendizagem do conteúdo de Funções Polinomial do segundo grau, utilizando o software Geogebra e a plataforma Kahoot. , referencial teórico que embasou o estudo foi desenvolvido a partir de leituras e discussões ocorridas nos encontros formativos do Módulo II (Zaballa, 2014; Lorenzato, 2006; Bicudo, 2005; D´Ambrósio, 1989), além de registros contidos diários de bordo onde foram registradas experiências, vivências, trajetórias e acontecimentos configurando-se como um registro valioso para reflexões (Ferreira; Lacerda, 2016). Para a produção deste trabalho foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório. Ao final foi possível verificar o interesse dos alunos em relação ao conteúdo abordado de uma forma não usual, pois essa (SD) envolvia a utilização de softwares educativos para realizar as atividades propostas, tais como plotagem de gráficos de função utilizando o Geogebra para compreender a geometria do gráfico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25415_TB8563_04102023000856.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA AMANDA PEREIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA SOUZA"
    "autor_email" => "amanda02.eletro@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Educação Matemática desempenha um papel importante na formação dos estudantes no contexto educacional, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, lógicas e analíticas. Esta pesquisa aborda ações desenvolvidas no percurso do segundo módulo do Programa de Residência Pedagógica (PRP) edição 2022, o qual possibilita ao estudante de licenciatura vivenciar experiências em sala de aula que estimulam uma postura crítica em relação aos processos de ensino e aprendizagem. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo relatar experiências vivenciadas durante a elaboração e aplicação de uma Sequência Didática (SD) na turma do primeiro semestre do curso de Mecânica industrial, do Instituto Federal do Ceará, campus Cedro. A Sequência Didática teve por finalidade contribuir para a aprendizagem do conteúdo de Funções Polinomial do segundo grau, utilizando o software Geogebra e a plataforma Kahoot. , referencial teórico que embasou o estudo foi desenvolvido a partir de leituras e discussões ocorridas nos encontros formativos do Módulo II (Zaballa, 2014; Lorenzato, 2006; Bicudo, 2005; D´Ambrósio, 1989), além de registros contidos diários de bordo onde foram registradas experiências, vivências, trajetórias e acontecimentos configurando-se como um registro valioso para reflexões (Ferreira; Lacerda, 2016). Para a produção deste trabalho foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório. Ao final foi possível verificar o interesse dos alunos em relação ao conteúdo abordado de uma forma não usual, pois essa (SD) envolvia a utilização de softwares educativos para realizar as atividades propostas, tais como plotagem de gráficos de função utilizando o Geogebra para compreender a geometria do gráfico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.