DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DA MONITORIA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA UM ALUNO COM NEE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101069 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8744 "inscrito_id" => 25458 "titulo" => "DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DA MONITORIA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA UM ALUNO COM NEE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo visa relatar a experiência da monitoria na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II no Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Informática do IFPB - Campus Cajazeiras, bem como refletir sobre as contribuições das ações da monitoria para o desenvolvimento educacional dos alunos com Necessidades Educacionais Específicas - NEE. Utilizou-se, como base teórica pedagógica, Paulo Freire (1970), Marcuschi (2008), Pereira; Souza; Mendes (2019), entre outros. Tomando por base a percepção do acadêmico monitor, a partir da sua experiência vivenciada no âmbito da monitoria, este estudo enquadra-se no método descritivo, uma vez que procura relatar o desenvolvimento do percurso do trabalho junto a um aluno com NEE. Partindo disso, inferimos que o trabalho realizado por meio da monitoria de Língua Portuguesa, a qual desenvolveu-se com o emprego de Metodologias de Aprendizagem Ativa, pode propiciar ao aluno atendido, a construção dos alicerces básicos para a apropriação dos conteúdos curriculares da disciplina, assim como o deixou mais seguro e confiante para desenvolver-se no âmbito das demais disciplinas do curso, razão pela qual sugere-se que o atendimento ao aluno com NEE, por meio de uma monitoria específica, seja adotado por outras instituições que preocupam-se em oferecer um ensino verdadeiramente inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25458_TB8744_10122023235542.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLY FURTADO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ISABELLY" "autor_email" => "isabelly.furtado@estudant" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101069 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8744 "inscrito_id" => 25458 "titulo" => "DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DA MONITORIA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA UM ALUNO COM NEE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo visa relatar a experiência da monitoria na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II no Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Informática do IFPB - Campus Cajazeiras, bem como refletir sobre as contribuições das ações da monitoria para o desenvolvimento educacional dos alunos com Necessidades Educacionais Específicas - NEE. Utilizou-se, como base teórica pedagógica, Paulo Freire (1970), Marcuschi (2008), Pereira; Souza; Mendes (2019), entre outros. Tomando por base a percepção do acadêmico monitor, a partir da sua experiência vivenciada no âmbito da monitoria, este estudo enquadra-se no método descritivo, uma vez que procura relatar o desenvolvimento do percurso do trabalho junto a um aluno com NEE. Partindo disso, inferimos que o trabalho realizado por meio da monitoria de Língua Portuguesa, a qual desenvolveu-se com o emprego de Metodologias de Aprendizagem Ativa, pode propiciar ao aluno atendido, a construção dos alicerces básicos para a apropriação dos conteúdos curriculares da disciplina, assim como o deixou mais seguro e confiante para desenvolver-se no âmbito das demais disciplinas do curso, razão pela qual sugere-se que o atendimento ao aluno com NEE, por meio de uma monitoria específica, seja adotado por outras instituições que preocupam-se em oferecer um ensino verdadeiramente inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25458_TB8744_10122023235542.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLY FURTADO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ISABELLY" "autor_email" => "isabelly.furtado@estudant" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }