O presente trabalho aborda sobre o papel da gestão escolar diante da Educação Inclusiva, analisando de que forma este pode contribuir para as práticas de inclusão no ambiente escolar. O objetivo é buscar embasamento teórico e apresentar os documentos oficiais que asseguram a inclusão de alunos com necessidades específicas no ensino fundamental. O artigo trata de uma pesquisa bibliográfica, uma vez que busca em periódicos já publicados uma revisão sistemática do assunto a fim de contribuir para uma melhor discussão da temática e contribuir com o desenvolvimento das ações de gestão escolar. Sabe-se que a inclusão tem sido um dos grandes desafios enfrentados nas unidades de ensino, e a gestão escolar precisa cada dia mais buscar conhecimento de como integrar os alunos com deficiências e/ou com necessidades específicas. Por isso que se pode pensar na Educação Especial e no papel da Gestão Escolar como um ponto de partida para uma Educação mais inclusiva, que por sua vez resultará em um ambiente mais acolhedor com menor taxa de evasão. Portanto, considera-se necessário conhecer os documentos oficiais que garantem os direitos das pessoas com necessidades especiais e repensar quais práticas de inclusão são garantidas no ambiente escolar. Esta pesquisa aponta para a compreensão de que cada aluno tem suas especificidades, e as crianças com necessidades educativas especiais necessitam de uma atenção individualizada. Destaca ainda que a Gestão Escolar, ao liderar junto aos docentes a fim de promover práticas mais inclusivas, colaborarão para a efetivação do contexto educacional inclusivo.