CONCEPÇÕES DE GRADUANDOS EM QUÍMICA ACERCA DO JOGO DETETIVE QUÍMICO.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101107 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8797 "inscrito_id" => 7700 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE GRADUANDOS EM QUÍMICA ACERCA DO JOGO DETETIVE QUÍMICO." "resumo" => "O uso de jogos como instrumentos motivadores, revisão e avaliação vem sendo explorados na educação. No ensino da Química esses recursos podem ser úteis, sobretudo, para conteúdos que mesclam características factuais, conceituais e atitudinais. Tratando-se da Química Orgânica, muitos alunos tem a concepção de algo complexo, e o uso e atribuição de exemplos do cotidiano, torna a aprendizagem mais significativa e eficaz. Para tanto é importante pensar na formação do professor de Química para utilizar jogos em sua prática. A pesquisa buscou conhecer as concepções de graduandos da licenciatura em Química da UEPB, após conhecerem e manusearem o jogo Detetive químico, que tratou de uma adaptação do jogo detetive, para a revisão dos conceitos de funções orgânicas nitrogenadas a nível médio. Para tanto, o estudo de caso se norteou em uma abordagem qualitativa, coletando os dados por meio de um questionário semiestruturado aplicado a estudantes do curso. Espera-se que as falas dos estudantes possam colaborar em uma perspectiva cooperativa para ajustes e aperfeiçoamentos do jogo, que fará parte de uma sequência didática que será aplicada em uma turma da 3 ª série do Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7700_TB8797_21082023163645.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLEN MICAELI DA COSTA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "WELLEN" "autor_email" => "wellenmicaeli9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101107 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8797 "inscrito_id" => 7700 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE GRADUANDOS EM QUÍMICA ACERCA DO JOGO DETETIVE QUÍMICO." "resumo" => "O uso de jogos como instrumentos motivadores, revisão e avaliação vem sendo explorados na educação. No ensino da Química esses recursos podem ser úteis, sobretudo, para conteúdos que mesclam características factuais, conceituais e atitudinais. Tratando-se da Química Orgânica, muitos alunos tem a concepção de algo complexo, e o uso e atribuição de exemplos do cotidiano, torna a aprendizagem mais significativa e eficaz. Para tanto é importante pensar na formação do professor de Química para utilizar jogos em sua prática. A pesquisa buscou conhecer as concepções de graduandos da licenciatura em Química da UEPB, após conhecerem e manusearem o jogo Detetive químico, que tratou de uma adaptação do jogo detetive, para a revisão dos conceitos de funções orgânicas nitrogenadas a nível médio. Para tanto, o estudo de caso se norteou em uma abordagem qualitativa, coletando os dados por meio de um questionário semiestruturado aplicado a estudantes do curso. Espera-se que as falas dos estudantes possam colaborar em uma perspectiva cooperativa para ajustes e aperfeiçoamentos do jogo, que fará parte de uma sequência didática que será aplicada em uma turma da 3 ª série do Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7700_TB8797_21082023163645.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLEN MICAELI DA COSTA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "WELLEN" "autor_email" => "wellenmicaeli9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }