PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DAS/DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFOP
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101124 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8822 "inscrito_id" => 25085 "titulo" => "PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DAS/DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFOP" "resumo" => "Com a implementação da Lei de Cotas (Lei nº12.711/2012) e com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – Reuni (Decreto nº6096/2007), o perfil social, econômico e étnico dos/as universitários/as tem se alterado. Em relação aos cursos de licenciatura, pesquisas vem demonstrando que são ocupados em sua maioria por estudantes de classes populares e do gênero feminino. Considerando estes fatores, o objetivo desta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Educação Tutorial – PET Pedagogia/UFOP, é traçar o perfil social, econômico e cultural dos/das estudantes do curso de Pedagogia (presencial) da Universidade Federal de Ouro Preto. O embasamento teórico desta pesquisa está apoiado no campo da Sociologia da Educação, amparados, sobretudo, nas análises bourdieusianas no que se refere aos processos, estratégias e trajetórias escolares. Através do aplicativo “Google Forms” foi elaborado um questionário com 63 perguntas distribuídas em três eixos, sendo eles: 1. Perfil do/da estudante; 2. Informações sobre os familiares 3. Vida escolar e acadêmica. O questionário foi respondido pelos calouros do curso noturno e vespertino de 2022, obtendo um total de 28 respostas (70% dos/as estudantes das turmas de 2022). A proposta é criar um banco de dados, que será atualizado anualmente, com todos/as estudantes que ingressarem no curso. É possível destacar alguns dos dados analisados das turmas de 2022: 64% dos/as estudantes são negros/as; 89% são mulheres cis; a maioria das estudantes que conciliam trabalho e estudo são do curso noturno (56% noturno e 42% vespertino); 75% cursaram integralmente o ensino médio em escola pública. Espera-se que essa pesquisa possa subsidiar os/as professores/as e o núcleo docente estruturante do curso na elaboração de práticas pedagógicas consonantes a realidade discente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25085_TB8822_20112023122252.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAREN CECÍLIA DIAS AMORIM" "autor_nome_curto" => "KAREN AMORIM" "autor_email" => "karen.amorim@aluno.ufop.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101124 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8822 "inscrito_id" => 25085 "titulo" => "PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DAS/DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFOP" "resumo" => "Com a implementação da Lei de Cotas (Lei nº12.711/2012) e com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – Reuni (Decreto nº6096/2007), o perfil social, econômico e étnico dos/as universitários/as tem se alterado. Em relação aos cursos de licenciatura, pesquisas vem demonstrando que são ocupados em sua maioria por estudantes de classes populares e do gênero feminino. Considerando estes fatores, o objetivo desta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Educação Tutorial – PET Pedagogia/UFOP, é traçar o perfil social, econômico e cultural dos/das estudantes do curso de Pedagogia (presencial) da Universidade Federal de Ouro Preto. O embasamento teórico desta pesquisa está apoiado no campo da Sociologia da Educação, amparados, sobretudo, nas análises bourdieusianas no que se refere aos processos, estratégias e trajetórias escolares. Através do aplicativo “Google Forms” foi elaborado um questionário com 63 perguntas distribuídas em três eixos, sendo eles: 1. Perfil do/da estudante; 2. Informações sobre os familiares 3. Vida escolar e acadêmica. O questionário foi respondido pelos calouros do curso noturno e vespertino de 2022, obtendo um total de 28 respostas (70% dos/as estudantes das turmas de 2022). A proposta é criar um banco de dados, que será atualizado anualmente, com todos/as estudantes que ingressarem no curso. É possível destacar alguns dos dados analisados das turmas de 2022: 64% dos/as estudantes são negros/as; 89% são mulheres cis; a maioria das estudantes que conciliam trabalho e estudo são do curso noturno (56% noturno e 42% vespertino); 75% cursaram integralmente o ensino médio em escola pública. Espera-se que essa pesquisa possa subsidiar os/as professores/as e o núcleo docente estruturante do curso na elaboração de práticas pedagógicas consonantes a realidade discente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25085_TB8822_20112023122252.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAREN CECÍLIA DIAS AMORIM" "autor_nome_curto" => "KAREN AMORIM" "autor_email" => "karen.amorim@aluno.ufop.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }