APOIO PEDAGÓGICO: ALFABETIZAÇÃO E SUAS INTERFACES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101181 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8893 "inscrito_id" => 25680 "titulo" => "APOIO PEDAGÓGICO: ALFABETIZAÇÃO E SUAS INTERFACES" "resumo" => "O Apoio Pedagógico é um serviço que faz parte do Programa de Atendimento Especializado Municipal (PRAEM) que é referência nos atendimentos educacionais e de saúde no município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. O PRAEM está à serviço de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) para auxiliar na superação das dificuldades e no processo de escolarização de crianças/estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (até 18 anos) da RME que estejam enfrentando dificuldades em seu percurso de escolarização, garantindo atendimentos nas áreas da Saúde e Educação. Em 2023, evidenciou-se um significativo atraso no processo de alfabetização dos estudantes de 4º e 5º anos do ensino fundamental. Assim, a Secretaria de Educação do Município de Santa Maria elencou como prioridade de atendimento no PRAEM as crianças/estudantes com alta vulnerabilidade social que não estavam alfabetizadas nos anos acima citados. É evidente que o atraso na aprendizagem teve um aumento considerável, a partir de 2020, ano em que vivemos a pandemia do Covid 19, quando os estudantes acima citados, estavam no 1º e 2º anos, fase inicial da alfabetização. Diante do exposto, os profissionais do apoio pedagógico realizam um trabalho voltado para a recuperação, aceleração e recomposição da aprendizagem destes sujeitos levando em consideração também aspectos socioeconômicos, familiares, tecnológicos e emocionais. Desse modo, objetiva-se com este trabalho, relatar as práticas realizadas no apoio pedagógico que consistem em desenvolver diferentes modos de ver, ouvir e sentir o processo de alfabetização, ou seja, possibilitar novas interfaces de visualização, de percepção, de conscientização da linguagem, abordando uma metodologia lúdica e trazendo a importância da alfabetização para suas vidas. Os resultados dessas práticas, estão evidenciados pelos pareceres dos professores, relatos das famílias e pelo próprio estudante na apropriação da leitura e escrita nas avaliações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25680_TB8893_19112023232259.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA BIBIANA MARASCA" "autor_nome_curto" => "Lara" "autor_email" => "lara.marasca@prof.santama" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101181 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8893 "inscrito_id" => 25680 "titulo" => "APOIO PEDAGÓGICO: ALFABETIZAÇÃO E SUAS INTERFACES" "resumo" => "O Apoio Pedagógico é um serviço que faz parte do Programa de Atendimento Especializado Municipal (PRAEM) que é referência nos atendimentos educacionais e de saúde no município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. O PRAEM está à serviço de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) para auxiliar na superação das dificuldades e no processo de escolarização de crianças/estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (até 18 anos) da RME que estejam enfrentando dificuldades em seu percurso de escolarização, garantindo atendimentos nas áreas da Saúde e Educação. Em 2023, evidenciou-se um significativo atraso no processo de alfabetização dos estudantes de 4º e 5º anos do ensino fundamental. Assim, a Secretaria de Educação do Município de Santa Maria elencou como prioridade de atendimento no PRAEM as crianças/estudantes com alta vulnerabilidade social que não estavam alfabetizadas nos anos acima citados. É evidente que o atraso na aprendizagem teve um aumento considerável, a partir de 2020, ano em que vivemos a pandemia do Covid 19, quando os estudantes acima citados, estavam no 1º e 2º anos, fase inicial da alfabetização. Diante do exposto, os profissionais do apoio pedagógico realizam um trabalho voltado para a recuperação, aceleração e recomposição da aprendizagem destes sujeitos levando em consideração também aspectos socioeconômicos, familiares, tecnológicos e emocionais. Desse modo, objetiva-se com este trabalho, relatar as práticas realizadas no apoio pedagógico que consistem em desenvolver diferentes modos de ver, ouvir e sentir o processo de alfabetização, ou seja, possibilitar novas interfaces de visualização, de percepção, de conscientização da linguagem, abordando uma metodologia lúdica e trazendo a importância da alfabetização para suas vidas. Os resultados dessas práticas, estão evidenciados pelos pareceres dos professores, relatos das famílias e pelo próprio estudante na apropriação da leitura e escrita nas avaliações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25680_TB8893_19112023232259.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA BIBIANA MARASCA" "autor_nome_curto" => "Lara" "autor_email" => "lara.marasca@prof.santama" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }