O presente trabalho apresenta o desenho de um ciclo de formação desenvolvido para adultos que atuam em um laboratório de pesquisas em economia social, com foco na construção de um ambiente profissional que promova e garanta a alteridade e a equidade de gênero. O ciclo será organizado a partir da andragogia e dos processos grupais, utilizando a metodologia CAV, ciclo de aprendizagem vivencial, com o objetivo de promover a mudança de comportamento por meio da aprendizagem experiencial. No ambiente de trabalho ainda é comum a ocorrência de situações preconceituosas e vexatórias que infringem princípios morais e de dignidade humana, colocando diretamente grupos minoritários, como a população LGBTQIAPN+, em situação de vulnerabilidade e exposição indevida. Questões como uso do pronome, divisão binária de banheiros, piadas e brincadeiras ofensivas, colocações e posicionamentos que reforçam a heteronormatividade e os padrões sociais de gênero, denunciam o desconhecimento e a necessidade de espaços dialógicos e formativos, tanto para desenvolvimento profissional quanto para desenvolvimento humano. Neste sentido, diante das dilemáticas enfrentadas no cotidiano e prezando pela garantia de permanência das pessoas LGBTQIAPN+ no ambiente de trabalho, apresentamos as três etapas principais do ciclo: 1. coleta de conhecimentos prévios dos integrantes do laboratório sobre a temática por meio de um questionário com situações-problemas. 2. seis encontros formativos mensais, com estratégias de monitoramento e acompanhamento e, 3. nova aplicação do questionário para comparação e avaliação de impacto. O referencial teórico-metodológico se apoia na literatura sobre gênero e pesquisa-ação. O resultado parcial do trabalho é o desenho detalhado desta formação.