O projeto objetivou promover a melhoria na qualidade do ensino – aprendizagem, através de ações pedagógicas contextualizadas com o espaço de vivencia dos alunos, onde o trabalho com os conteúdos de geografia ligados ao tema e a interdisciplinaridade deram suporte para os educandos conhecer a importância do bioma caatinga, mediante aplicação de questionários e trabalhos de campo, onde a partir de então, identificou – se os principias indicadores que contribuem para degradação do referido bioma nas imediações da cidade de Santa Cecília – PB, área que apresenta comprometimento de terras agrícolas, resultante de fatores naturais e, principalmente, da ação antrópica, caracterizada pelo uso de práticas agrícolas e sobrepastoreio, atividades que sem práticas conservacionistas, tornam – se dissonantes com características do geossistema Caatinga. Normalmente, tais práticas ocasionam uma intensa devastação da mata nativa comprometendo o solo, pelo desencadeamento da erosão, inserindo as áreas afetadas num quadro de degradação quase irreversível e tornando – as improdutivas. Nesse contexto, considerou – se a problemática da degradação da caatinga como estratégia de aprendizagem para desenvolver a autonomia intelectual e o pensamento crítico dos alunos sob o papel que eles possuem na sociedade em que vivem.