UM OLHAR RETROSPECTIVO NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES – CAPES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101298 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9048 "inscrito_id" => 25400 "titulo" => "UM OLHAR RETROSPECTIVO NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES – CAPES" "resumo" => "Este artigo buscou avaliar produções acadêmicas realizadas sobre o tema Matemática Inclusiva com uso de jogos, tendo como objetivo principal analisar o que foi produzido pelos pesquisadores e entender quais as preocupações relatadas referentes a essa temática. Nesta conjuntura, realizou-se uma pesquisa no mês de agosto do ano de 2023, do tipo estado do conhecimento no Catálogo de Teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, usando os seguintes descritores “Matemática Inclusiva” e o descritor cruzado “Matemática Inclusiva” AND “Jogos”, durante a pesquisa não se fez uso de recorte temporal, e ao todo, foram 138 trabalhos identificados. A partir da análise minuciosa dos títulos e dos resumos dos trabalhos selecionados apenas 10 produções apresentaram o nosso objeto de pesquisa. Por meio destes, observamos as investigações que os pesquisadores realizaram sobre atividades matemáticas inclusivas e como o uso dos jogos auxiliam na construção do ensino aprendizado em discentes que apresentam deficiências e necessitam de um ensino mais direcionado. Dessa forma, a metodologia presente neste artigo trata-se de uma abordagem do tipo qualitativa descritiva, seguindo os procedimentos do mapeamento na Pesquisa. Dentre os resultados, destacamos que os estudos têm explorado apenas uma tendência: Matemática Inclusiva para discentes. Além disso, percebemos que existe uma carência de trabalhos na área de Matemática com essa temática, em relação à isso, se faz necessário a realização de estudos nessa linha." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25400_TB9048_10092023200303.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISAAC DE MEDEIROS NOGUEIRA / ISAAC NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "ISAAC" "autor_email" => "isaaccnog@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101298 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9048 "inscrito_id" => 25400 "titulo" => "UM OLHAR RETROSPECTIVO NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES – CAPES" "resumo" => "Este artigo buscou avaliar produções acadêmicas realizadas sobre o tema Matemática Inclusiva com uso de jogos, tendo como objetivo principal analisar o que foi produzido pelos pesquisadores e entender quais as preocupações relatadas referentes a essa temática. Nesta conjuntura, realizou-se uma pesquisa no mês de agosto do ano de 2023, do tipo estado do conhecimento no Catálogo de Teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, usando os seguintes descritores “Matemática Inclusiva” e o descritor cruzado “Matemática Inclusiva” AND “Jogos”, durante a pesquisa não se fez uso de recorte temporal, e ao todo, foram 138 trabalhos identificados. A partir da análise minuciosa dos títulos e dos resumos dos trabalhos selecionados apenas 10 produções apresentaram o nosso objeto de pesquisa. Por meio destes, observamos as investigações que os pesquisadores realizaram sobre atividades matemáticas inclusivas e como o uso dos jogos auxiliam na construção do ensino aprendizado em discentes que apresentam deficiências e necessitam de um ensino mais direcionado. Dessa forma, a metodologia presente neste artigo trata-se de uma abordagem do tipo qualitativa descritiva, seguindo os procedimentos do mapeamento na Pesquisa. Dentre os resultados, destacamos que os estudos têm explorado apenas uma tendência: Matemática Inclusiva para discentes. Além disso, percebemos que existe uma carência de trabalhos na área de Matemática com essa temática, em relação à isso, se faz necessário a realização de estudos nessa linha." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25400_TB9048_10092023200303.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISAAC DE MEDEIROS NOGUEIRA / ISAAC NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "ISAAC" "autor_email" => "isaaccnog@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }