CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM GEOGRAFIA E OS EFEITOS DO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101317 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9073 "inscrito_id" => 23671 "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM GEOGRAFIA E OS EFEITOS DO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL" "resumo" => "construídos durante a formação inicial em Geografia e analisar a compreensão do espaço geográfico (SANTOS, 1998) em licenciandos do curso desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas. A licenciatura possui papel crucial para formação e atuação profissional dos professores, no qual um conjunto de conhecimentos específicos do campo disciplinar e conhecimentos pedagógicos se encontram. Entre os inúmeros trabalhos voltados para os conhecimentos da docência, escolhemos orientar a pesquisa a partir dos estudos que reconhecem a existência de uma base de conhecimento docente (SHULMAN, 2014). Nesse sentido, apontamos a formação acadêmica, por constituir pilar fundamental da base de conhecimento e destacamos o papel central dos conhecimentos específicos da área. Assim, no contexto contemporâneo, em que consiste a formação docente e, de qual maneira, o ensino remoto emergencial, nos anos 2020-2021, provocado pela pandemia COVID-19, influenciaram no processo de formação dos futuros professores de Geografia? Desse modo, em uma pesquisa de abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), constamos, preliminarmente, a realização de novas abordagens didáticas, atividades e avaliações mediadas pelo uso expressivo das tecnologias de informação e comunicação- TIC’s, que permitiu realizar o ensino durante a pandemia, mas trouxe efeitos no percurso formativo, frente ao distanciamento, a pouca interação nos momentos de ensino e, sobretudo, por exigir, maior disciplina de estudo, condições adequadas e certo conhecimento de recursos tecnológicos disponíveis. A pesquisa, em andamento, tem o propósito de fortalecer a discussão sobre a construção profissional do professor de Geografia, que se concretiza mesmo em circunstâncias adversas, como o contexto de pandemia, e ainda, somar ao debate e reflexões sobre a geografia acadêmica e escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID23671_TB9073_19112023211912.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA RODRIGUES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA" "autor_email" => "valeriaufms@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101317 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9073 "inscrito_id" => 23671 "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM GEOGRAFIA E OS EFEITOS DO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL" "resumo" => "construídos durante a formação inicial em Geografia e analisar a compreensão do espaço geográfico (SANTOS, 1998) em licenciandos do curso desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas. A licenciatura possui papel crucial para formação e atuação profissional dos professores, no qual um conjunto de conhecimentos específicos do campo disciplinar e conhecimentos pedagógicos se encontram. Entre os inúmeros trabalhos voltados para os conhecimentos da docência, escolhemos orientar a pesquisa a partir dos estudos que reconhecem a existência de uma base de conhecimento docente (SHULMAN, 2014). Nesse sentido, apontamos a formação acadêmica, por constituir pilar fundamental da base de conhecimento e destacamos o papel central dos conhecimentos específicos da área. Assim, no contexto contemporâneo, em que consiste a formação docente e, de qual maneira, o ensino remoto emergencial, nos anos 2020-2021, provocado pela pandemia COVID-19, influenciaram no processo de formação dos futuros professores de Geografia? Desse modo, em uma pesquisa de abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), constamos, preliminarmente, a realização de novas abordagens didáticas, atividades e avaliações mediadas pelo uso expressivo das tecnologias de informação e comunicação- TIC’s, que permitiu realizar o ensino durante a pandemia, mas trouxe efeitos no percurso formativo, frente ao distanciamento, a pouca interação nos momentos de ensino e, sobretudo, por exigir, maior disciplina de estudo, condições adequadas e certo conhecimento de recursos tecnológicos disponíveis. A pesquisa, em andamento, tem o propósito de fortalecer a discussão sobre a construção profissional do professor de Geografia, que se concretiza mesmo em circunstâncias adversas, como o contexto de pandemia, e ainda, somar ao debate e reflexões sobre a geografia acadêmica e escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID23671_TB9073_19112023211912.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA RODRIGUES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA" "autor_email" => "valeriaufms@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }