O presente artigo, tem como objetivo dialogar acerca do fazer pedagógico pedagógicas dos professores da etnia Potiguara que atuam na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no vale do Mamanguape no estado da Paraíba, de modo a perceber como as ações pedagógicas diferenciadas contribuem no fortalecimento da cultura indígena no chão da escola. Pensar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ofertada à população indígena é pensar na diversidade, a qual deve ser compreendida como uma riqueza, tendo em vista que estamos nos referindo a um coletivo que possui mais de 309 etnias espalhadas nas cinco regiões do país, com especificidades que precisam ser valorizadas, contempladas e respeitadas nos processos pedagógicos. Nesse contexto o presente artigo tem como objetivo discutir o fazer pedagógico na Educação de Jovens e adultos indígena no vale do Mamanguape de que forma as ações pedagógicas realizadas no chão da escola fortalecem a cultura Potiguara-PB.(Para tanto, nos baseamos em autores que problematizam e refletem sobre a Educação de Jovens e Adultos, tais como Machado (2009) e Silva (2011); sobre a Educação Escolar Indígena Barcellos(2012), Munduruku(2009) e Palitot(2017), e no tocante às discussões do campo do fazer pedagógico utilizamos, Pimenta (2012) Candau(2014), Freire(1996) e Tardif (2014), entre outros. A Pesquisa possui uma abordagem qualitativa, foram utilizadas as seguintes técnicas: entrevistas semiestruturadas e utilização do diário de campo. Os dados gerados foram trabalhados com base na Análise Crítica do Discurso de Fairclough (2016). Como resultado identificamos que a educação contextualizada, o protagonismo indígena, a participação, a criticidade, a organização e o diálogo são elementos presentes e potentes no fazer pedagógico dos professores indígenas nos territórios Potiguara, no chão das escolas indígenas na Educação de jovens e adultos os quais vem contribuindo de forma efetiva no fortalecimento da cultura dessa etnia