O CURRÍCULO INTEGRADO NO COTIDIANO DA ESCOLA: EVIDÊNCIAS DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DA EEEP MANUEL ABDIAS EVANGELISTA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101323 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9080 "inscrito_id" => 21198 "titulo" => "O CURRÍCULO INTEGRADO NO COTIDIANO DA ESCOLA: EVIDÊNCIAS DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DA EEEP MANUEL ABDIAS EVANGELISTA" "resumo" => "O currículo como o conhecemos hoje, é uma construção social, organizado de forma intencional, sistematizado, centrado no projeto formativo que se intenta construir. O currículo integrado, amplia o conceito de currículo com a ideia de formação integral dos sujeitos. A presente pesquisa, parte do entendimento que, as mudanças ocorridas na educação, a partir das reformas implementadas no Brasil, principalmente as iniciadas na década de 1990. Influenciadas prioritariamente pela crise em que mergulhou o sistema capitalista (Santos, 2017, "p", 207). Uma crise econômico-financeira e estrutural, que demandou, por um novo perfil de trabalhador, que deveria reunir diversas competências em atendimento às necessidades tecnológicas do processo produtivo. O mundo do trabalho passa por uma reestruturação produtiva, marcada pela retomada da acumulação do capital, agora como uma economia globalizada e políticas neoliberais. O Brasil, assim como o mundo capitalista, busca expandir-se economicamente nos moldes internacionais com o advento das novas tecnologias que permeiam o mercado. Surge, então, sob a égide da tecnologia, a partir da década de 1980, uma educação para todos, que visa atender as novas demandas de mercado por formação de trabalhador. Esta pesquisa faz uma reflexão sobre o currículo integrado, suas múltiplas relações com a cultura, contextos, linguagens, tempos e espaços ampliados pela presença da tecnologia. Este trabalho tem como referência o Curso Técnico em Informática da EEEP Manuel Abdias Evangelista; suas práticas integradoras, a contextualização do currículo às vivências dos alunos, por meio de projetos de caráter interdisciplinar, mediados pela tecnologia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com enfoque qualitativo, desenvolvida a partir do campo de observação. Os resultados da análise evidenciaram como o currículo integrado promove uma articulação entre distintas áreas do conhecimento, ressignificando o uso das tecnologias no cotidiano da escola, promovendo uma reflexão sobre a prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21198_TB9080_21082023230920.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSEMEIRE EVANGELISTA LIMA" "autor_nome_curto" => "JOSEMEIRE" "autor_email" => "josemeire.evangelista56@a" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101323 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9080 "inscrito_id" => 21198 "titulo" => "O CURRÍCULO INTEGRADO NO COTIDIANO DA ESCOLA: EVIDÊNCIAS DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DA EEEP MANUEL ABDIAS EVANGELISTA" "resumo" => "O currículo como o conhecemos hoje, é uma construção social, organizado de forma intencional, sistematizado, centrado no projeto formativo que se intenta construir. O currículo integrado, amplia o conceito de currículo com a ideia de formação integral dos sujeitos. A presente pesquisa, parte do entendimento que, as mudanças ocorridas na educação, a partir das reformas implementadas no Brasil, principalmente as iniciadas na década de 1990. Influenciadas prioritariamente pela crise em que mergulhou o sistema capitalista (Santos, 2017, "p", 207). Uma crise econômico-financeira e estrutural, que demandou, por um novo perfil de trabalhador, que deveria reunir diversas competências em atendimento às necessidades tecnológicas do processo produtivo. O mundo do trabalho passa por uma reestruturação produtiva, marcada pela retomada da acumulação do capital, agora como uma economia globalizada e políticas neoliberais. O Brasil, assim como o mundo capitalista, busca expandir-se economicamente nos moldes internacionais com o advento das novas tecnologias que permeiam o mercado. Surge, então, sob a égide da tecnologia, a partir da década de 1980, uma educação para todos, que visa atender as novas demandas de mercado por formação de trabalhador. Esta pesquisa faz uma reflexão sobre o currículo integrado, suas múltiplas relações com a cultura, contextos, linguagens, tempos e espaços ampliados pela presença da tecnologia. Este trabalho tem como referência o Curso Técnico em Informática da EEEP Manuel Abdias Evangelista; suas práticas integradoras, a contextualização do currículo às vivências dos alunos, por meio de projetos de caráter interdisciplinar, mediados pela tecnologia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com enfoque qualitativo, desenvolvida a partir do campo de observação. Os resultados da análise evidenciaram como o currículo integrado promove uma articulação entre distintas áreas do conhecimento, ressignificando o uso das tecnologias no cotidiano da escola, promovendo uma reflexão sobre a prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21198_TB9080_21082023230920.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSEMEIRE EVANGELISTA LIMA" "autor_nome_curto" => "JOSEMEIRE" "autor_email" => "josemeire.evangelista56@a" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }