Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O USO DO TABLET COMO FERRAMENTA AUXILIAR NAS AULAS DE FÍSICA, EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NA CIDADE DE EMAS/PB

Palavra-chaves: TABLET, ENSINO DE FÍSICA, APRENDIZAGEM Pôster (PO) Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10137
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 82
    "inscrito_id" => 11
    "titulo" => "O USO DO TABLET COMO FERRAMENTA AUXILIAR NAS AULAS DE FÍSICA, EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NA CIDADE DE EMAS/PB"
    "resumo" => "Nos dias atuais é impossível pensar em comunicação informática e expressão, sem pensar em internet, em que, consideravelmente a mesma se torna um canal riquíssimo, que nos proporciona o acesso a uma diversidade de informações (LEVY, 1999). E na educação não poderia ser diferente, uma vez que sabemos da importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), também dentro do contexto educacional. Com base nestes pressupostos, o presente trabalho trata de um projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido com o uso do Tablet como ferramenta auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem da Física. Trata-se de uma proposta baseada no programa Mais educação, promovido pelo Governo do Estado da Paraíba em parceria com o Governo Federal, os quais distribuíram um Tablet, para cada aluno do Ensino médio das escolas públicas do estado. Dentro deste contexto, e na posse pelos estudantes destas ferramentas, desenvolvemos um projeto de utilização do Tablet através das ferramentas e aplicativos digitais disponíveis, buscando contribuições concretas. A utilização do Tablet na construção do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Físicas, neste sentido, vem mobilizar professores e alunos a estarem conectados com o mundo virtual interagindo com o educacional, favorecendo melhores resultados, pois, é fato que as TIC, permitem processos educativos mais dinâmicos e criativos, requerendo de alunos e professores, novas formas de pensar, agir, conviver e principalmente de aprender. A pesquisa vem sido realizada nas turmas do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª Margarida Remígio Loureiro, na cidade de Emas/PB, através de jogos e aplicativos presentes no Tablet, em conjunto com as atividades desenvolvidas pelo professor da disciplina. Os primeiros resultados da pesquisa, mostraram que a utilização desta ferramenta, tem motivado os alunos na aprendizagem dos conceitos físicos, despertando neles o gosto pela ciência, e desta forma, interligando assuntos correlacionados a física com equipamentos e mídias presentes no seu dia a dia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "TABLET, ENSINO DE FÍSICA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_17_10_2014_10_53_21_idinscrito_11_45607f2e27e7a1c0aedcc04b205e2d10.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO"
    "autor_nome_curto" => "RUTH MELO"
    "autor_email" => "ruthmeloead@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10137
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 82
    "inscrito_id" => 11
    "titulo" => "O USO DO TABLET COMO FERRAMENTA AUXILIAR NAS AULAS DE FÍSICA, EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NA CIDADE DE EMAS/PB"
    "resumo" => "Nos dias atuais é impossível pensar em comunicação informática e expressão, sem pensar em internet, em que, consideravelmente a mesma se torna um canal riquíssimo, que nos proporciona o acesso a uma diversidade de informações (LEVY, 1999). E na educação não poderia ser diferente, uma vez que sabemos da importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), também dentro do contexto educacional. Com base nestes pressupostos, o presente trabalho trata de um projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido com o uso do Tablet como ferramenta auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem da Física. Trata-se de uma proposta baseada no programa Mais educação, promovido pelo Governo do Estado da Paraíba em parceria com o Governo Federal, os quais distribuíram um Tablet, para cada aluno do Ensino médio das escolas públicas do estado. Dentro deste contexto, e na posse pelos estudantes destas ferramentas, desenvolvemos um projeto de utilização do Tablet através das ferramentas e aplicativos digitais disponíveis, buscando contribuições concretas. A utilização do Tablet na construção do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Físicas, neste sentido, vem mobilizar professores e alunos a estarem conectados com o mundo virtual interagindo com o educacional, favorecendo melhores resultados, pois, é fato que as TIC, permitem processos educativos mais dinâmicos e criativos, requerendo de alunos e professores, novas formas de pensar, agir, conviver e principalmente de aprender. A pesquisa vem sido realizada nas turmas do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª Margarida Remígio Loureiro, na cidade de Emas/PB, através de jogos e aplicativos presentes no Tablet, em conjunto com as atividades desenvolvidas pelo professor da disciplina. Os primeiros resultados da pesquisa, mostraram que a utilização desta ferramenta, tem motivado os alunos na aprendizagem dos conceitos físicos, despertando neles o gosto pela ciência, e desta forma, interligando assuntos correlacionados a física com equipamentos e mídias presentes no seu dia a dia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "TABLET, ENSINO DE FÍSICA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_17_10_2014_10_53_21_idinscrito_11_45607f2e27e7a1c0aedcc04b205e2d10.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO"
    "autor_nome_curto" => "RUTH MELO"
    "autor_email" => "ruthmeloead@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Nos dias atuais é impossível pensar em comunicação informática e expressão, sem pensar em internet, em que, consideravelmente a mesma se torna um canal riquíssimo, que nos proporciona o acesso a uma diversidade de informações (LEVY, 1999). E na educação não poderia ser diferente, uma vez que sabemos da importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), também dentro do contexto educacional. Com base nestes pressupostos, o presente trabalho trata de um projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido com o uso do Tablet como ferramenta auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem da Física. Trata-se de uma proposta baseada no programa Mais educação, promovido pelo Governo do Estado da Paraíba em parceria com o Governo Federal, os quais distribuíram um Tablet, para cada aluno do Ensino médio das escolas públicas do estado. Dentro deste contexto, e na posse pelos estudantes destas ferramentas, desenvolvemos um projeto de utilização do Tablet através das ferramentas e aplicativos digitais disponíveis, buscando contribuições concretas. A utilização do Tablet na construção do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Físicas, neste sentido, vem mobilizar professores e alunos a estarem conectados com o mundo virtual interagindo com o educacional, favorecendo melhores resultados, pois, é fato que as TIC, permitem processos educativos mais dinâmicos e criativos, requerendo de alunos e professores, novas formas de pensar, agir, conviver e principalmente de aprender. A pesquisa vem sido realizada nas turmas do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª Margarida Remígio Loureiro, na cidade de Emas/PB, através de jogos e aplicativos presentes no Tablet, em conjunto com as atividades desenvolvidas pelo professor da disciplina. Os primeiros resultados da pesquisa, mostraram que a utilização desta ferramenta, tem motivado os alunos na aprendizagem dos conceitos físicos, despertando neles o gosto pela ciência, e desta forma, interligando assuntos correlacionados a física com equipamentos e mídias presentes no seu dia a dia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.