UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES NO ENSINO APRENDIZAGEM DAS ESCOLAS DA ZONA RURAL NA CIDADE DE GUARABIRA - PB
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101381 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9165 "inscrito_id" => 25706 "titulo" => "UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES NO ENSINO APRENDIZAGEM DAS ESCOLAS DA ZONA RURAL NA CIDADE DE GUARABIRA - PB" "resumo" => "O presente estudo aborda a situação insatisfatória da Educação do Campo no Brasil, e essa precariedade se dá por meio da falta de políticas públicas voltadas para o campo. Dificuldades como a falta de infraestrutura nas escolas, longas distâncias para percorrer, professores desprovidos de capacitação e a desconexão entre o conteúdo escolar e a realidade vivenciada pelos estudantes têm contribuído para o esquecimento das raízes culturais do campo e da identidade desses alunos da zona rural. É possível notar a importância de adaptar os conteúdos curriculares para se alinhar com as realidades e experiências vivenciadas dos alunos, a fim de promover um olhar crítico sobre o próprio contexto e estimular a autoestima dos estudantes rurais. A pesquisa foi realizada na zona rural de Guarabira-PB, que engloba cerca de 20 povoados e diversos sítios adjacentes. Dentro dessa área, há um total de 14 instituições educacionais, incluindo dez escolas e quatro creches. Somente uma escola é administrada pelo estado e oferece o ensino fundamental II, enquanto as demais pertencem ao município e oferecem até o primeiro segmento do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Muitos percalços são encontrados na educação do campo, há a necessidade de propiciar uma aproximação educacional que leve em conta a identidade e a realidade desses estudantes rurais. Em conclusão, destaca-se a necessidade do reconhecimento da cultura e das raízes locais, que é de grande importância, para proporcionar uma educação mais significativa, para que não se perca a essência e suas origens." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25706_TB9165_10122023214722.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANIELLY SOUSA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ANIELLY" "autor_email" => "anielly.amaro@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101381 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9165 "inscrito_id" => 25706 "titulo" => "UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES NO ENSINO APRENDIZAGEM DAS ESCOLAS DA ZONA RURAL NA CIDADE DE GUARABIRA - PB" "resumo" => "O presente estudo aborda a situação insatisfatória da Educação do Campo no Brasil, e essa precariedade se dá por meio da falta de políticas públicas voltadas para o campo. Dificuldades como a falta de infraestrutura nas escolas, longas distâncias para percorrer, professores desprovidos de capacitação e a desconexão entre o conteúdo escolar e a realidade vivenciada pelos estudantes têm contribuído para o esquecimento das raízes culturais do campo e da identidade desses alunos da zona rural. É possível notar a importância de adaptar os conteúdos curriculares para se alinhar com as realidades e experiências vivenciadas dos alunos, a fim de promover um olhar crítico sobre o próprio contexto e estimular a autoestima dos estudantes rurais. A pesquisa foi realizada na zona rural de Guarabira-PB, que engloba cerca de 20 povoados e diversos sítios adjacentes. Dentro dessa área, há um total de 14 instituições educacionais, incluindo dez escolas e quatro creches. Somente uma escola é administrada pelo estado e oferece o ensino fundamental II, enquanto as demais pertencem ao município e oferecem até o primeiro segmento do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Muitos percalços são encontrados na educação do campo, há a necessidade de propiciar uma aproximação educacional que leve em conta a identidade e a realidade desses estudantes rurais. Em conclusão, destaca-se a necessidade do reconhecimento da cultura e das raízes locais, que é de grande importância, para proporcionar uma educação mais significativa, para que não se perca a essência e suas origens." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25706_TB9165_10122023214722.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANIELLY SOUSA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ANIELLY" "autor_email" => "anielly.amaro@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }