Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, ESTÁGIO, IDENTIDADE Comunicação Oral (CO) Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada
0 of 0
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10142 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 593 "inscrito_id" => 995 "titulo" => "A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "O reconhecimento da competência de cada ser pelo outro (identidade atribuída por outrem), associado ao conceito que cada ser faz dessa competência (identidade para si) constituem a base do processo de construção da identidade profissional. Baseado nesse entendimento, o referido autor explica que diferentemente das demais profissões, a característica fundamental da prática profissional do professor encontra-se não no agir instrumental, mas no agir comunicacional. É o agir comunicacional que possibilita a ação e a comunicação entre os indivíduos numa relação global e completa. Desse modo, o referido autor defende que ser professor é uma “atividade complexa cuja finalidade é a produção de “estados de espíritos” e a modificação de mentalidades e comportamento de pessoas, cujas características relevam do agir comunicacional (op.cit., p. 46)”. O interesse pela formação de professores tem fomentado o desenvolvimento de diversas pesquisas na interface da Educação e da Linguística Aplicada (LA). Situada nessa interface, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar como ocorre o processo de (re)construção da identidade do professor de língua inglesa, a partir da produção de um relato fotobiográfico. Os resultados indicam que ao ingressar no curso de Letras-Inglês, particularmente, ao entrar na disciplina de Estágio Supervisionado, a PI começa a mudar seu modo de ver e a mudar seu foco de atenção: passa a considerar, além de seu eu-pessoal, a projeção de sua futura vida profissional. Portanto, ao entrar em contato com diversas atividades, relacionadas com o ensino, a PI passa a valorizar novas formas de fazer, novos estilos profissionais. virtual de reflexão sobre o agir e a própria formação, que podem incidir na (re)construção da identidade profissional docente.O reconhecimento da competência de cada ser pelo outro (identidade atribuída por outrem), associado ao conceito que cada ser faz dessa competência (identidade p" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, ESTÁGIO, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_08_49_58_idinscrito_995_cfbcc4672eb6452bcf409e0250576957.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA MARIA ARAUJO DIAS" "autor_nome_curto" => "SANDRA DIAS" "autor_email" => "sandra.dias@ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10142 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 593 "inscrito_id" => 995 "titulo" => "A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "O reconhecimento da competência de cada ser pelo outro (identidade atribuída por outrem), associado ao conceito que cada ser faz dessa competência (identidade para si) constituem a base do processo de construção da identidade profissional. Baseado nesse entendimento, o referido autor explica que diferentemente das demais profissões, a característica fundamental da prática profissional do professor encontra-se não no agir instrumental, mas no agir comunicacional. É o agir comunicacional que possibilita a ação e a comunicação entre os indivíduos numa relação global e completa. Desse modo, o referido autor defende que ser professor é uma “atividade complexa cuja finalidade é a produção de “estados de espíritos” e a modificação de mentalidades e comportamento de pessoas, cujas características relevam do agir comunicacional (op.cit., p. 46)”. O interesse pela formação de professores tem fomentado o desenvolvimento de diversas pesquisas na interface da Educação e da Linguística Aplicada (LA). Situada nessa interface, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar como ocorre o processo de (re)construção da identidade do professor de língua inglesa, a partir da produção de um relato fotobiográfico. Os resultados indicam que ao ingressar no curso de Letras-Inglês, particularmente, ao entrar na disciplina de Estágio Supervisionado, a PI começa a mudar seu modo de ver e a mudar seu foco de atenção: passa a considerar, além de seu eu-pessoal, a projeção de sua futura vida profissional. Portanto, ao entrar em contato com diversas atividades, relacionadas com o ensino, a PI passa a valorizar novas formas de fazer, novos estilos profissionais. virtual de reflexão sobre o agir e a própria formação, que podem incidir na (re)construção da identidade profissional docente.O reconhecimento da competência de cada ser pelo outro (identidade atribuída por outrem), associado ao conceito que cada ser faz dessa competência (identidade p" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, ESTÁGIO, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_08_49_58_idinscrito_995_cfbcc4672eb6452bcf409e0250576957.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA MARIA ARAUJO DIAS" "autor_nome_curto" => "SANDRA DIAS" "autor_email" => "sandra.dias@ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O reconhecimento da competência de cada ser pelo outro (identidade atribuída por outrem), associado ao conceito que cada ser faz dessa competência (identidade para si) constituem a base do processo de construção da identidade profissional. Baseado nesse entendimento, o referido autor explica que diferentemente das demais profissões, a característica fundamental da prática profissional do professor encontra-se não no agir instrumental, mas no agir comunicacional. É o agir comunicacional que possibilita a ação e a comunicação entre os indivíduos numa relação global e completa. Desse modo, o referido autor defende que ser professor é uma “atividade complexa cuja finalidade é a produção de “estados de espíritos” e a modificação de mentalidades e comportamento de pessoas, cujas características relevam do agir comunicacional (op.cit., p. 46)”. O interesse pela formação de professores tem fomentado o desenvolvimento de diversas pesquisas na interface da Educação e da Linguística Aplicada (LA). Situada nessa interface, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar como ocorre o processo de (re)construção da identidade do professor de língua inglesa, a partir da produção de um relato fotobiográfico. Os resultados indicam que ao ingressar no curso de Letras-Inglês, particularmente, ao entrar na disciplina de Estágio Supervisionado, a PI começa a mudar seu modo de ver e a mudar seu foco de atenção: passa a considerar, além de seu eu-pessoal, a projeção de sua futura vida profissional. Portanto, ao entrar em contato com diversas atividades, relacionadas com o ensino, a PI passa a valorizar novas formas de fazer, novos estilos profissionais. virtual de reflexão sobre o agir e a própria formação, que podem incidir na (re)construção da identidade profissional docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.