RESISTÊNCIAS NEGRAS E INDÍGENAS: CLUBE DE HISTÓRIA DO IFAM CAMPUS PARINTINS COMO PROJETO DE ENSINO ANTIRRASCISTA
"2024-01-23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102574 "edicao_id" => 318 "trabalho_id" => 10 "inscrito_id" => 212 "titulo" => "RESISTÊNCIAS NEGRAS E INDÍGENAS: CLUBE DE HISTÓRIA DO IFAM CAMPUS PARINTINS COMO PROJETO DE ENSINO ANTIRRASCISTA" "resumo" => "O presente trabalho busca apresentar os desafios, experiências e práticas do Clube de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas campus Parintins. O Clube de História é um projeto de ensino que reúne estudantes dos cursos técnicos de Agropecuária, Informática e Administração integrados ao nível médio e acadêmicos/as de Licenciatura em História, da Universidade do Estado do Amazonas, tendo como principal objetivo construir um espaço de experimentação das técnicas e habilidades ligadas ao ofício dos/as historiadores/as e discutir conteúdos de História do Brasil. Para tanto, trabalhamos com o tema “Confederações indígenas, insurreições, revoltas dos escravizados e outros movimentos populares” e dentro dessa temática, realizamos encontros/oficinas utilizando documentação do período colonial para observarmos as resistências, estratégias de atuações e protagonismos. Através das fontes, propomos a interpretação e análise crítica dos recursos imagéticos e textuais, adotando na leitura dos documentos as concepções sobre o paradigma indiciário, na ótica da Micro-História. Observamos grupos, homens e mulheres que de formas singulares, ajudaram a construir ações que impactaram as comunidades nas quais se inseriam, participando de eventos de contestação no período do Brasil Colônia (1500-1822) e Brasil Império (1822-1889). Com as oficinas, o Clube de História tem se mostrado um espaço profícuo para a construção de conhecimentos e do diálogo com os estudantes, visando o combate a estereótipos racistas. Além de buscar a valorização das histórias de resistências negras e indígenas, com reflexões, questionamentos e embates para a construção efetiva de um espaço educativo que observe os marcadores históricos das desigualdades, contribuindo com a complementação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos e com a efetivação da Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ST 04: Relações étnico-raciais e práticas educativas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV197_MD3_ID212_TB10_01102023083542.pdf" "created_at" => "2024-01-23 08:56:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA CAROLINA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "juliana.carolina@ifam.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica" "edicao_evento" => """ XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica """ "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-23" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57" "publicacao_id" => 104 "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA" "publicacao_codigo" => "2318-6720" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102574 "edicao_id" => 318 "trabalho_id" => 10 "inscrito_id" => 212 "titulo" => "RESISTÊNCIAS NEGRAS E INDÍGENAS: CLUBE DE HISTÓRIA DO IFAM CAMPUS PARINTINS COMO PROJETO DE ENSINO ANTIRRASCISTA" "resumo" => "O presente trabalho busca apresentar os desafios, experiências e práticas do Clube de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas campus Parintins. O Clube de História é um projeto de ensino que reúne estudantes dos cursos técnicos de Agropecuária, Informática e Administração integrados ao nível médio e acadêmicos/as de Licenciatura em História, da Universidade do Estado do Amazonas, tendo como principal objetivo construir um espaço de experimentação das técnicas e habilidades ligadas ao ofício dos/as historiadores/as e discutir conteúdos de História do Brasil. Para tanto, trabalhamos com o tema “Confederações indígenas, insurreições, revoltas dos escravizados e outros movimentos populares” e dentro dessa temática, realizamos encontros/oficinas utilizando documentação do período colonial para observarmos as resistências, estratégias de atuações e protagonismos. Através das fontes, propomos a interpretação e análise crítica dos recursos imagéticos e textuais, adotando na leitura dos documentos as concepções sobre o paradigma indiciário, na ótica da Micro-História. Observamos grupos, homens e mulheres que de formas singulares, ajudaram a construir ações que impactaram as comunidades nas quais se inseriam, participando de eventos de contestação no período do Brasil Colônia (1500-1822) e Brasil Império (1822-1889). Com as oficinas, o Clube de História tem se mostrado um espaço profícuo para a construção de conhecimentos e do diálogo com os estudantes, visando o combate a estereótipos racistas. Além de buscar a valorização das histórias de resistências negras e indígenas, com reflexões, questionamentos e embates para a construção efetiva de um espaço educativo que observe os marcadores históricos das desigualdades, contribuindo com a complementação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos e com a efetivação da Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ST 04: Relações étnico-raciais e práticas educativas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV197_MD3_ID212_TB10_01102023083542.pdf" "created_at" => "2024-01-23 08:56:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA CAROLINA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "juliana.carolina@ifam.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica" "edicao_evento" => """ XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica """ "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-23" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57" "publicacao_id" => 104 "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA" "publicacao_codigo" => "2318-6720" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }