CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE ÓLEO DIESEL RODOVIÁRIO E MARÍTIMO POR TÉCNICAS CONVENCIONAIS E DESTILAÇÃO SIMULADA POR CROMATOGRAFIA GASOSA
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A qualidade desses combustíveis deve atender às exigências legais, para evitar práticas de adulteração, manter o bom funcionamento dos motores, a saúde dos que o manipulam e minimizar os impactos ao meio ambiente. Metodologias convencionais vem sendo amplamente utilizadas na determinação da adequabilidade do diesel. A técnica de destilação simulada por cromatografia gasosa, apesar de ainda não ser aceita para fins de especificação de produtos, tem encontrado ampla aceitação e aplicabilidade. Este trabalho tem como objetivo avaliar as características físico-químicas do óleo diesel rodoviário e marítimo através de metodologias convencionais e da técnica de destilação simulada. A massa específica, o ponto de fulgor, o teor de biodiesel, a viscosidade cinemática e a curva de destilação (D86) foram determinadas para amostras de óleo diesel dos tipos S10, S500 e Diesel Marítimo. Os óleos também foram caracterizados por Destilação Simulada por Cromatografia Gasosa (D2887). 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