BRINATE, Jonathas Dos Reis et al.. . Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/102973>. Acesso em: 24/11/2024 17:27
O presente trabalho se propõe a investigar o comportamento que os bolsistas do PIBID subprojeto Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora apresentam na sala de aula e no ambiente escolar. Através de uma entrevista semiestruturada realizada com dois professores supervisores do PIBID foi possível identificar que alguns comportamentos e atitudes dos bolsistas dentro do espaço escolar são inerentes à figura de um profissional docente. Apesar deste ambiente exigir que estes sujeitos adentrem este espaço com a postura de um professor, os resultados permitem indicar que alguns bolsistas apresentam uma falta de compromisso com a participação e desenvolvimento de atividades, bem como uma não compreensão da real dimensão de seu papel dentro da instituição. A pesquisa realizada permite indicar que existe uma carência de orientações que permitem ao bolsista ou estagiário a compreender o seu real papel na escola. É necessário a realização de pesquisas que visem discutir a conduta dos bolsistas e estagiários no ambiente escolar.