O presente resumo tem como objetivo apresentar um recorte do relato de experiência das atividades realizadas com uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal localizada em Cianorte, Paraná. Tais atividades fazem parte do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional de Cianorte, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Durante o período de regência utilizou-se uma adaptação do jogo Lince como ferramenta de apoio à alfabetização. Nesse sentido, o texto em questão versa sobre a importância dos jogos pedagógicos para o processo de alfabetização como um todo. Por meio dos estudos teóricos, relacionados à observação e aplicação prática em sala de aula, foi possível analisar o desenvolvimento dos infantes perante as atividades realizadas. Compreende-se que, a utilização de jogos no ambiente escolar, quando há planejamento e intencionalidade pedagógica, estimulam diversas habilidades necessárias no processo de aprendizagem infantil.