Artigo Anais CONEPETRO

ANAIS de Evento

ISSN: 2446-8339

INFLUÊNCIA DA REDUÇÃO DO TEOR DE ENXOFRE SOBRE AS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS E NA ESTABILIDADE OXIDATIVA DO ÓLEO DIESEL

Palavra-chaves: DIESEL, TEOR DE ENXOFRE, PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, ESTABILIDADE OXIDATIVA, ESTABILIDADE OXIDATIVA Pôster (PO) Tecnologias para Combustíveis Limpos
0 of 0
"2015-05-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10348 "edicao_id" => 30 "trabalho_id" => 211 "inscrito_id" => 1910 "titulo" => "INFLUÊNCIA DA REDUÇÃO DO TEOR DE ENXOFRE SOBRE AS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS E NA ESTABILIDADE OXIDATIVA DO ÓLEO DIESEL" "resumo" => "Um dos principais problemas relacionados à utilização do óleo diesel como combustível é a presença de enxofre (S) que provoca poluição no meio ambiente e corrosão nos motores. Para atender às exigências da legislação brasileira, o óleo diesel com concentração máxima de enxofre igual a 10 mg/kg (S10) vem sendo amplamente comercializado no país. Entretanto, a redução no teor de enxofre pode acarretar mudanças nas propriedades físico-químicas do combustível, as quais são essenciais para o desempenho dos veículos. Este trabalho tem como objetivo a identificação das principais mudanças nas propriedades físico-químicas do óleo diesel e como elas estão relacionadas à redução do teor de enxofre. A massa específica, o ponto de fulgor e a curva de destilação foram determinadas para amostras de óleo diesel dos tipos S10, S500 e S1800. Os óleos também foram caracterizados por Calorimetria Exploratória Diferencial sob Pressão (PDSC). Os resultados da caracterização físico-química mostraram que a redução do enxofre tornou os combustíveis mais leves e fluidos, permitindo uma maior aplicabilidade a ambientes com baixas temperaturas e uma maior segurança para o transporte e armazenamento. Os dados de PDSC apontaram para uma diminuição da estabilidade oxidativa com a redução do teor de enxofre.Um dos principais problemas relacionados à utilização do óleo diesel como combustível é a presença de enxofre (S) que provoca poluição no meio ambiente e corros" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Tecnologias para Combustíveis Limpos" "palavra_chave" => "DIESEL, TEOR DE ENXOFRE, PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, ESTABILIDADE OXIDATIVA, ESTABILIDADE OXIDATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_03_2015_19_18_59_idinscrito_1910_9571326a94420f34e0046faa95bc0620.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-09 19:40:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA GISELE DAMASCENO PEIXOTO" "autor_nome_curto" => "CAMILA PEIXOTO" "autor_email" => "camiladpeixoto@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conepetro" "edicao_nome" => "Anais CONEPETRO" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conepetro/2015" "edicao_logo" => "5e49f238648ef_16022020225400.png" "edicao_capa" => "5f1849254a431_22072020111149.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-05-13 00:00:00" "publicacao_id" => 23 "publicacao_nome" => "Revista CONEPETRO" "publicacao_codigo" => "2446-8339" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10348 "edicao_id" => 30 "trabalho_id" => 211 "inscrito_id" => 1910 "titulo" => "INFLUÊNCIA DA REDUÇÃO DO TEOR DE ENXOFRE SOBRE AS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS E NA ESTABILIDADE OXIDATIVA DO ÓLEO DIESEL" "resumo" => "Um dos principais problemas relacionados à utilização do óleo diesel como combustível é a presença de enxofre (S) que provoca poluição no meio ambiente e corrosão nos motores. Para atender às exigências da legislação brasileira, o óleo diesel com concentração máxima de enxofre igual a 10 mg/kg (S10) vem sendo amplamente comercializado no país. Entretanto, a redução no teor de enxofre pode acarretar mudanças nas propriedades físico-químicas do combustível, as quais são essenciais para o desempenho dos veículos. Este trabalho tem como objetivo a identificação das principais mudanças nas propriedades físico-químicas do óleo diesel e como elas estão relacionadas à redução do teor de enxofre. A massa específica, o ponto de fulgor e a curva de destilação foram determinadas para amostras de óleo diesel dos tipos S10, S500 e S1800. Os óleos também foram caracterizados por Calorimetria Exploratória Diferencial sob Pressão (PDSC). Os resultados da caracterização físico-química mostraram que a redução do enxofre tornou os combustíveis mais leves e fluidos, permitindo uma maior aplicabilidade a ambientes com baixas temperaturas e uma maior segurança para o transporte e armazenamento. Os dados de PDSC apontaram para uma diminuição da estabilidade oxidativa com a redução do teor de enxofre.Um dos principais problemas relacionados à utilização do óleo diesel como combustível é a presença de enxofre (S) que provoca poluição no meio ambiente e corros" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Tecnologias para Combustíveis Limpos" "palavra_chave" => "DIESEL, TEOR DE ENXOFRE, PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, ESTABILIDADE OXIDATIVA, ESTABILIDADE OXIDATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_03_2015_19_18_59_idinscrito_1910_9571326a94420f34e0046faa95bc0620.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-09 19:40:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA GISELE DAMASCENO PEIXOTO" "autor_nome_curto" => "CAMILA PEIXOTO" "autor_email" => "camiladpeixoto@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conepetro" "edicao_nome" => "Anais CONEPETRO" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conepetro/2015" "edicao_logo" => "5e49f238648ef_16022020225400.png" "edicao_capa" => "5f1849254a431_22072020111149.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-05-13 00:00:00" "publicacao_id" => 23 "publicacao_nome" => "Revista CONEPETRO" "publicacao_codigo" => "2446-8339" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 13 de maio de 2015

Resumo

Um dos principais problemas relacionados à utilização do óleo diesel como combustível é a presença de enxofre (S) que provoca poluição no meio ambiente e corrosão nos motores. Para atender às exigências da legislação brasileira, o óleo diesel com concentração máxima de enxofre igual a 10 mg/kg (S10) vem sendo amplamente comercializado no país. Entretanto, a redução no teor de enxofre pode acarretar mudanças nas propriedades físico-químicas do combustível, as quais são essenciais para o desempenho dos veículos. Este trabalho tem como objetivo a identificação das principais mudanças nas propriedades físico-químicas do óleo diesel e como elas estão relacionadas à redução do teor de enxofre. A massa específica, o ponto de fulgor e a curva de destilação foram determinadas para amostras de óleo diesel dos tipos S10, S500 e S1800. Os óleos também foram caracterizados por Calorimetria Exploratória Diferencial sob Pressão (PDSC). Os resultados da caracterização físico-química mostraram que a redução do enxofre tornou os combustíveis mais leves e fluidos, permitindo uma maior aplicabilidade a ambientes com baixas temperaturas e uma maior segurança para o transporte e armazenamento. Os dados de PDSC apontaram para uma diminuição da estabilidade oxidativa com a redução do teor de enxofre.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.