O questionamento que norteou esse estudo foi: como as professoras supervisoras do Programa Institucional de Iniciação à Docência — PIBID, do curso de pedagogia da Universidade estadual de Alagoas — UNEAL, campus I, narram suas experiências com a literatura no processo de alfabetização?. A partir disso, a presente pesquisa tem por objetivo analisar o uso da literatura no processo de alfabetização, com base na narrativa das professoras-supervisoras do PIBID, do curso de pedagogia da UNEAL, campus I.Foram utilizados como embasamento teórico os seguintes autores: Soares (2020), Jesus (2020), Matos et al. (2020), Caldin (2003), entre outros. O presente estudo, em andamento, é uma pesquisa , é de natureza qualitativa-interpretativista com a aplicação de um questionário no google forms, direcionado a três professoras-supervisoras de três escolas campo parceiras do PIBID. Conclui-se, a partir dos dados iniciais analisados, que as professoras supervisoras do PIBID apontam a extrema importância da literatura em suas práticas pedagógicas. Com as respostas, percebe-se que o uso da literatura no processo de alfabetização deve estar presente nas práticas pedagógicas pois, por meio dela, as crianças são capazes de imergir no universo da língua escrita e de se apropriar das habilidades linguísticas e, assim, contribuir para o processo de formação dos indivíduos.