Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

UMA ABORDAGEM ENVOLVENDO METODOLOGIA ATIVA E TECNOLOGIA NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL: ESTUDO DE CASO SOBRE O IMPACTO NA APRENDIZAGEM E MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS

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Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A intenção deste trabalho é demonstrar que a utilização de metodologia ativa, somada ao uso de tecnologia pode ser uma ferramenta de apoio ao professor no desenvolvimento de conceitos de Geometria Espacial. Foi elaborada uma aula diferenciada para estimular os alunos, que apresentavam dificuldade na compreensão desse conteúdo e há indícios que o nível de conhecimento aumentou após terem acesso ao site com informações sobre os sólidos estudados e a manipulação dos mesmos no Geogebra, favorecendo a resolução dos exercícios distribuídos sobre o tema, além de ter motivado os alunos. Consequentemente foi observada maior adesão à atividade proposta em relação a outras metodologias mais tradicionais. É fato que a educação requer investimentos em recursos de tecnologia nos colégios e formação continuada para os professores, e este trabalho demonstrou que é possível a aplicação de uma metodologia ativa e lúdica, possível de realizar em sala de aula, para favorecer a aprendizagem dos estudantes em Matemática.

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