Este trabalho fundamenta-se na psicologia sócio histórica, abordando questões teóricas, metodológicas e práticas sobre a participação da família no desenvolvimento escolar da criança, destacando, sobretudo, a relevância da relação entre as construções socioculturais percebidas no âmbito escolar e as trocas sociais com a família. Analisamos neste artigo de que forma a família atual contribui para o desenvolvimento dos filhos no ambiente escolar a partir de seu comportamento em sala de aula e nas relações com os professores e com os colegas. Sabe-se que o processo educativo não começa na escola, mas dentro dos lares, desde as primeiras horas de vida, local mais que propício para se começar a trabalhar o crescimento psíquico, moral, emocional e intelectual da criança, em cujos valores éticos podem fundamentar-se. A discussão sobre a importância da educação na constituição de uma sociedade mais organizada, cujo respeito à diversidade, à obtenção e ao cumprimento dos valores morais e éticos, é o ponto de partida para a transformação de uma sociedade com mais criticidade e participação. A atual sociedade, através de suas multifacetadas transformações, tem modificado o comportamento das crianças e dos jovens, fazendo com que novas necessidades surjam no âmbito sócio educativo. A pesquisa detectou algumas concepções e práticas escolares que dialogam com os referenciais teóricos aqui expostos, entretanto, a importância do diálogo entre escola e família a partir do comportamento dos estudantes no âmbito escolar, encontra-se em controvérsia com as ações familiares apresentadas.