Este trabalho apresenta o Programa de Bolsas (PIBID) como uma oportunidade valiosa para os estudantes de Letras do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Avaré, visando promover a formação inicial de professores e fortalecer os laços entre o ensino superior e o ensino básico. Através da vivência prática do ensino de português na Escola Estadual Dona Cota Leonel, os estudantes desenvolvem uma sequência educativa que aborda o ensino da cultura afro-brasileira, de acordo com a Lei nº 10.639, utilizando atividades propostas. Além de combater o preconceito, as atividades promovem a autonomia e a agência dos alunos. A abordagem metodológica foi realizada na sala de aula do segundo ano do ensino médio da Escola Dona Cota Leonel, por meio do Programa de Educação Integral e sob orientação da professora Rosana Aparecida Deolim de Freitas. Durante o curso, serão exibidos episódios da minissérie Collin Black and White, facilitando uma roda de conversa que aborda as experiências de cada pessoa. Com base nessa análise social, os estudantes preparam uma redação analisando as questões ortográficas e gramaticais, elaborada em grupo. O planejamento e a preparação das aulas são baseados em pesquisa qualitativa, análise documental e revisão bibliográfica. Essa abordagem auxilia no desenvolvimento de cidadãos conscientes, críticos e respeitadores da diversidade. Ensinar história e cultura afro-brasileira nos currículos escolares é fundamental para promover a igualdade racial, respeitar a diversidade cultural e combater o racismo estrutural. A educação anti-racista incentiva a igualdade de oportunidades educacionais e a formação dos alunos para o diálogo aberto entre a escola e a sociedade.