A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE VIOLÊNCIA ESCOLAR E GÊNERO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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Para tal, nosso levantamento abrangeu 5 (cinco) bancos de teses, dissertações e artigos – Scielo, Capes, BvsPsi e UFRGS- com a utilização dos descritores formação+professores+violência+gênero e, num segundo momento, apenas formação+professores+violência, devido à escassez de resultados na primeira busca. Nosso referencial teórico para análise dos dados foi a psicologia histórico-cultural para compreensão do processo formativo docente e os estudos sobre violência de Hannah Arendt, entre outros, para buscar conceituar e definir a violência e os temas relacionados. Concluímos por meio da análise das teses, dissertações e artigos levantados que muito se produziu sobre violência escolar na formação, e pouco sobre a necessidade da discussão sobre violência escolar e gênero na formação de professores, e que os relatos nas pesquisas selecionadas revelam a sensação de insegurança dos docentes e licenciandos relacionada à carência de discussões que viabilizem reflexões e possibilidades de enfrentamento e compreensão das manifestações de violência entre meninas no espaço escolar, abarcando toda complexidade deste fenômeno cuja essência em muito se difere da aparência" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Produção do conhecimento" "palavra_chave" => "VIOLÊNCIA ESCOLAR ENTRE MENINAS, GÊNERO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD1_SA7_ID1545_17052015172901.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-09 19:14:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZELIA VIEIRA DE QUEVEDO BAKARGI" "autor_nome_curto" => "ZÉLIA Q BAKARGI" "autor_email" => "zelquevedo@hotmail.com" "autor_ies" => "UFMS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-conages" "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES" "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conages/2015" "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg" "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10487 "edicao_id" => 31 "trabalho_id" => 521 "inscrito_id" => 1545 "titulo" => "A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE VIOLÊNCIA ESCOLAR E GÊNERO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados iniciais da pesquisa intitulada “Acadêmicos de cursos de licenciatura/UFMS e sua representação social sobre a violência escolar entre meninas”, tendo como objetivo geral analisar as representações sociais dos licenciandos sobre a violência escolar entre meninas, na perspectiva das relações de gênero, e como objetivo específico primeiro a análise de teses, dissertações e artigos que contemplem a violência escolar sob o enfoque de gênero na formação de professores, visando apreender a incidência e os diferentes modos de abordagem desta temática. 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