SILVA, Isis Aluska Dos Santos. Como eu via as meninas e as bonecas. Anais XI CONAGES... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/10552>. Acesso em: 22/11/2024 00:30
Este artigo tem como objetivo, analisar as questões que envolvem as relações dos meninos (na infância) com o universo feminino infantil, suas brincadeiras e objetos lúdicos (bonecas). A análise será realizada através de um texto autobiográfico que relata uma lembrança da infância sobre a relação com o objeto boneca, o desenvolvimento da aprendizagem de gênero e da identidade através das representações existentes na infância sobre o ser menino e o ser menina. Mostrar através das análises realizadas no texto que, os aprendizados de gênero envolvem estereótipos de como ser e fazer através das representações do que/como seria ser menino ou menina e que estes aprendizados ocorrem desde a tenra idade e principalmente no âmbito da escola (como um dos espaços que refletem o total da sociedade) como da sociedade de forma geral e como o aprendizado desses estereótipos são aprendidos.