NUNES, Luciana Borre. Culturas visuais tramando masculinidades na escola. Anais XI CONAGES... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/10562>. Acesso em: 21/11/2024 23:41
Neste texto, busco entender o processo de constituição de masculinidades a partir das interações entre um grupo de vinte crianças (entre oito e onze anos) e as imagens presentes em seu cotidiano escolar. É recorte da investigação de doutorado “Se a prova fosse sobre os rebeldes eu ia tirar 10!” Culturas visuais tramando masculinidades na escola”, concluído em 2014, pelo Programa de Pós Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás (Brasil). A perspectiva teórica está centrada nas discussões pós-estruturalistas dos estudos da cultura visual, educação, gênero e sexualidade. A metodologia de investigação percorreu um viés etnográfico com utilização de grupos focais, fotografias e diário de campo como instrumentos de produção de dados. O texto está organizado em três partes: (1) metodologia da investigação e justificativa da temática através da problematização sobre a construção de visualidades e relações de poder; (2) análises e discussões sobre algumas experiências cotidianas das crianças em sala de aula com o personagem de desenho animado “Ben 10” a partir dos estudos de gênero e sexualidade e; (3) apresentação de resultados sobre a educação da cultura visual como proposta de um sentido reflexivo e protagonista na produção e interpretação de imagens.