LÍNGUA INGLESA E GESTUALIDADE: UMA ANÁLISE DE AULAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2024-01-24 13:29:19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105691 "edicao_id" => 335 "trabalho_id" => 5255 "inscrito_id" => 19624 "titulo" => "LÍNGUA INGLESA E GESTUALIDADE: UMA ANÁLISE DE AULAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Compreender que a multimodalidade está em todas as esferas da nossa vida é essencial para conectarmos a ela a necessidade de sua pesquisa dentro de sala de aula. O presente artigo tem como foco realizar uma síntese da pesquisa de mestrado realizada em uma sala de aula de língua inglesa inserida na educação infantil, no contexto de aulas online. Foram analisadas 12 aulas no período do quarto bimestre entre os anos de 2020 e 2021. A turma analisada se encontrava no Infantil III, e a pesquisa teve como foco analisar quais gestos foram mais atuantes nos diálogos professora-alunos, tendo em vista que as aulas ocorriam em uma segunda língua. Como base desta pesquisa, foram utilizados os escritos de Vygotsky (1978; 2002; 2009), nos quais discorrem que a língua(gem) é dada através das interações sociais. Acerca da multimodalidade e da gestualidade foram trazidos os estudos de McNeill e Kendon (1985), Kendon (1982), McNeill (1985; 1992; 2000; 2002) além de Fonte e Cavalcante (2016). Tomasello (2019) também foi discutido aqui quando fala sobre as cenas de atenção conjunta. Como principais resultados pode-se apontar que os gestos dêiticos foram mais presentes nas aulas analisadas, seguidas pelos gestos icônicos em segundo lugar e os gestos emblemáticos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID19624_TB5255_27062023170833.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:25:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMANTHA JOYCE FERREIRA WANDERLEY DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SAMANTHA" "autor_email" => "csmabds@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:29:19" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105691 "edicao_id" => 335 "trabalho_id" => 5255 "inscrito_id" => 19624 "titulo" => "LÍNGUA INGLESA E GESTUALIDADE: UMA ANÁLISE DE AULAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Compreender que a multimodalidade está em todas as esferas da nossa vida é essencial para conectarmos a ela a necessidade de sua pesquisa dentro de sala de aula. O presente artigo tem como foco realizar uma síntese da pesquisa de mestrado realizada em uma sala de aula de língua inglesa inserida na educação infantil, no contexto de aulas online. Foram analisadas 12 aulas no período do quarto bimestre entre os anos de 2020 e 2021. A turma analisada se encontrava no Infantil III, e a pesquisa teve como foco analisar quais gestos foram mais atuantes nos diálogos professora-alunos, tendo em vista que as aulas ocorriam em uma segunda língua. Como base desta pesquisa, foram utilizados os escritos de Vygotsky (1978; 2002; 2009), nos quais discorrem que a língua(gem) é dada através das interações sociais. Acerca da multimodalidade e da gestualidade foram trazidos os estudos de McNeill e Kendon (1985), Kendon (1982), McNeill (1985; 1992; 2000; 2002) além de Fonte e Cavalcante (2016). Tomasello (2019) também foi discutido aqui quando fala sobre as cenas de atenção conjunta. Como principais resultados pode-se apontar que os gestos dêiticos foram mais presentes nas aulas analisadas, seguidas pelos gestos icônicos em segundo lugar e os gestos emblemáticos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID19624_TB5255_27062023170833.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:25:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMANTHA JOYCE FERREIRA WANDERLEY DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SAMANTHA" "autor_email" => "csmabds@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:29:19" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 335 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15" "logo" => null "capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg" "timbrado" => "65b13adf4db6c_24012024132919.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-12" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:29:19" "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 335 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15" "logo" => null "capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg" "timbrado" => "65b13adf4db6c_24012024132919.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-12" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:29:19" "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 211 "edicao_id" => 335 "codigo" => "978-85-61702-78-6" "capa" => "66031e8d98eb8_26032024161421.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n ANILDA COSTA ALVES (UEPB)<br />\r\n ANTONIO NAELITON DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n EMILY GONÇALVES DE MEDEIROS FERREIRA (UFPB)<br />\r\n HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n JACKSON CICERO FRANCA BARBOSA (UEPB)<br />\r\n JÉSSICA RODRIGUES SILVA (UEPB)<br />\r\n JOSILENE PINHEIRO-MARIZ (UFCG)<br />\r\n LINO DIAS CORREIA NETO (UFCG)<br />\r\n LUCIANA VIEIRA ALVES (UFRN)<br />\r\n LUCIELMA DE OLIVEIRA BATISTA MAGALHÃES DE MOURA (UFPB)<br />\r\n MARIA DA CONCEIÇÃO ALMEIDA TEIXEIRA (UEPB)<br />\r\n NATÁSSIA THAIS DO NASCIMENTO RIBEIRO (UFPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152510-CONEDU---ENSINO-DE-LINGUAS--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:29:19" "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 211 "edicao_id" => 335 "codigo" => "978-85-61702-78-6" "capa" => "66031e8d98eb8_26032024161421.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n ANILDA COSTA ALVES (UEPB)<br />\r\n ANTONIO NAELITON DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n EMILY GONÇALVES DE MEDEIROS FERREIRA (UFPB)<br />\r\n HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n JACKSON CICERO FRANCA BARBOSA (UEPB)<br />\r\n JÉSSICA RODRIGUES SILVA (UEPB)<br />\r\n JOSILENE PINHEIRO-MARIZ (UFCG)<br />\r\n LINO DIAS CORREIA NETO (UFCG)<br />\r\n LUCIANA VIEIRA ALVES (UFRN)<br />\r\n LUCIELMA DE OLIVEIRA BATISTA MAGALHÃES DE MOURA (UFPB)<br />\r\n MARIA DA CONCEIÇÃO ALMEIDA TEIXEIRA (UEPB)<br />\r\n NATÁSSIA THAIS DO NASCIMENTO RIBEIRO (UFPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152510-CONEDU---ENSINO-DE-LINGUAS--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:29:19" "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }