O presente trabalho refere-se a uma parte da pesquisa teórica em andamento intitulada, “Aprendizagem de Matemática na perspectiva da Atividade de Estudo: uma análise a partir das contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin”, do curso de Doutorado em Educação pela UFU, e constituinte dos estudos teóricos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente (GEPEDI). O desafio de estruturar e organizar uma aprendizagem desenvolvimental de Matemática pautada pela Teoria da Atividade de Estudo na perspectiva histórico-cultural, que promova o desenvolvimento do pensamento teórico, bem como a valorização da dimensão subjetiva da aprendizagem, representa um caminho possível para repensar as formas de conceber a formação e o desenvolvimento dos conceitos matemáticos que viabilize nos alunos o pensamento teórico e o sujeito criativo. Para tanto, não se pode assumir como premissa que todos os alunos aprendem e operam a matemática do mesmo modo, pois isso significa desconsiderar o caráter histórico-cultural e subjetivo da constituição da psique humana, bem como o processo relacional entre subjetividade social e individual, que emergem nas experiências de vida de cada aluno durante seu processo de formação escolar. Como ressignificar e organizar uma aprendizagem desenvolvimental de Matemática que promova o desenvolvimento do pensamento teórico, assim como a produção de sentidos subjetivos pela via da atividade de estudo na perspectiva histórico-cultural? Diante do exposto, faz-se imperativo a ressignificação da ação do aluno na escola, a desapropriação da condição de aluno passivo no seu processo de aprendizagem, para assumir-se sujeito ativo e gerador, que se apropria dos significados sociais, gera sentidos subjetivos que produzem modos de ação com base em seus princípios substanciais e promove o desenvolvimento do pensamento teórico e da constituição de sua personalidade como sujeito.