SENTIMENTOS DE INJUSTIÇA NO COTIDIANO ESCOLAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA
"2024-01-24 12:14:35" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105807 "edicao_id" => 331 "trabalho_id" => 1927 "inscrito_id" => 12529 "titulo" => "SENTIMENTOS DE INJUSTIÇA NO COTIDIANO ESCOLAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de literatura acerca dos sentimentos de injustiça vivenciados pelos atores sociais do cotidiano escolar. No Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, a partir dos critérios de inclusão/exclusão, foram recuperadas e analisadas duas dissertações e três teses. Foram feitas buscas também na plataforma Scielo e no portal de periódicos da CAPES, nos quais, também partindo de critérios de exclusão/inclusão, foi possível selecionar quatro artigos para análise. No que se refere aos fatores promotores de sentimentos de injustiça nos docentes, é possível destacar a solidão ao ter que lidar com as demandas das mudanças culturais e precarização do trabalho; a não perspectiva de possibilidades de solução para os conflitos que se estabelecem na convivência com os estudantes; as situações de indisciplina; os processos de avaliação; e a relação família-escola. Enquanto que para os estudantes, os fatores que provem sentimentos de injustiça, encontrados nas pesquisas, estão relacionados a falta de clareza e identificação com as regras escolares; a forma como a escola vê e acolhe aos estudantes; assimetria de gênero na escola, quando há distinção nas intervenções da escola frente a meninos e meninas; questões ligadas às desigualdades sociais e à falta de equidade frente às necessidades estudantis; falta de valorização de questões próprias dos educandos em detrimento das questões dos adultos; desorganização social do ambiente escolar; e ausência de maiores investimentos do governo na escola. Ante ao estado deste conhecimento, foi possível perceber a necessidade de produção científica que busque analisar, à luz dos sentimentos de injustiça, vínculos e processos de reconhecimento entre os atores escolares, sobretudo na relação professor-estudante." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID12529_TB1927_01062023142511.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:35:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOURDAN LINDER SILVA" "autor_nome_curto" => "JOURDAN LINDER" "autor_email" => "jourdanlinder@uniplaclages.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE (UNIPLAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT11" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031c0b3c41e_26032024160339.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:14:35" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105807 "edicao_id" => 331 "trabalho_id" => 1927 "inscrito_id" => 12529 "titulo" => "SENTIMENTOS DE INJUSTIÇA NO COTIDIANO ESCOLAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de literatura acerca dos sentimentos de injustiça vivenciados pelos atores sociais do cotidiano escolar. No Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, a partir dos critérios de inclusão/exclusão, foram recuperadas e analisadas duas dissertações e três teses. Foram feitas buscas também na plataforma Scielo e no portal de periódicos da CAPES, nos quais, também partindo de critérios de exclusão/inclusão, foi possível selecionar quatro artigos para análise. No que se refere aos fatores promotores de sentimentos de injustiça nos docentes, é possível destacar a solidão ao ter que lidar com as demandas das mudanças culturais e precarização do trabalho; a não perspectiva de possibilidades de solução para os conflitos que se estabelecem na convivência com os estudantes; as situações de indisciplina; os processos de avaliação; e a relação família-escola. Enquanto que para os estudantes, os fatores que provem sentimentos de injustiça, encontrados nas pesquisas, estão relacionados a falta de clareza e identificação com as regras escolares; a forma como a escola vê e acolhe aos estudantes; assimetria de gênero na escola, quando há distinção nas intervenções da escola frente a meninos e meninas; questões ligadas às desigualdades sociais e à falta de equidade frente às necessidades estudantis; falta de valorização de questões próprias dos educandos em detrimento das questões dos adultos; desorganização social do ambiente escolar; e ausência de maiores investimentos do governo na escola. Ante ao estado deste conhecimento, foi possível perceber a necessidade de produção científica que busque analisar, à luz dos sentimentos de injustiça, vínculos e processos de reconhecimento entre os atores escolares, sobretudo na relação professor-estudante." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID12529_TB1927_01062023142511.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:35:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOURDAN LINDER SILVA" "autor_nome_curto" => "JOURDAN LINDER" "autor_email" => "jourdanlinder@uniplaclages.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE (UNIPLAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT11" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031c0b3c41e_26032024160339.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:14:35" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 331 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol-02" "nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT11" "logo" => null "capa" => "66031c0b3c41e_26032024160339.jpg" "timbrado" => "65b1295be642b_24012024121435.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:14:35" "updated_at" => "2024-03-26 16:03:39" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 331 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol-02" "nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT11" "logo" => null "capa" => "66031c0b3c41e_26032024160339.jpg" "timbrado" => "65b1295be642b_24012024121435.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:14:35" "updated_at" => "2024-03-26 16:03:39" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 207 "edicao_id" => 331 "codigo" => "978-85-61702-82-3" "capa" => "66031c0b410a1_26032024160339.jpg" "titulo" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO """ "conselho_editorial" => """ ANA CAROLINA DE ALMEIDA (CEFET/MG)<br />\r\n APARECIDA BASSOLI MACHADO (UCP)<br />\r\n CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO (UEMG)<br />\r\n CHRISTIANE MURY GOMES (UCP)<br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO (UEMG)<br />\r\n DEDILENE ALVES DE JESUS OLIVEIRA (UEMG)<br />\r\n FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO (UVA)<br />\r\n LUCIMARA DESTÉFANI DE SOUZA PENHA (UEMG)<br />\r\n MARA LÚCIA RODRIGUES COSTA (UEMG)<br />\r\n MONICA CRUZ VIEIRA MENDONÇA <br />\r\n PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA (UNIRIO)<br />\r\n PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR (UFLA)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152119-CONEDU---INCLUSAO--DIREITOS-HUMANOS-E-INTERCULTURA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:14:35" "updated_at" => "2024-03-26 16:03:39" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 207 "edicao_id" => 331 "codigo" => "978-85-61702-82-3" "capa" => "66031c0b410a1_26032024160339.jpg" "titulo" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO """ "conselho_editorial" => """ ANA CAROLINA DE ALMEIDA (CEFET/MG)<br />\r\n APARECIDA BASSOLI MACHADO (UCP)<br />\r\n CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO (UEMG)<br />\r\n CHRISTIANE MURY GOMES (UCP)<br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO (UEMG)<br />\r\n DEDILENE ALVES DE JESUS OLIVEIRA (UEMG)<br />\r\n FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO (UVA)<br />\r\n LUCIMARA DESTÉFANI DE SOUZA PENHA (UEMG)<br />\r\n MARA LÚCIA RODRIGUES COSTA (UEMG)<br />\r\n MONICA CRUZ VIEIRA MENDONÇA <br />\r\n PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA (UNIRIO)<br />\r\n PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR (UFLA)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152119-CONEDU---INCLUSAO--DIREITOS-HUMANOS-E-INTERCULTURA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:14:35" "updated_at" => "2024-03-26 16:03:39" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }