AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A PERSPECTIVA CULTURAL-HISTÓRICA
"2024-01-24 12:10:49" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105867 "edicao_id" => 330 "trabalho_id" => 7236 "inscrito_id" => 21224 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A PERSPECTIVA CULTURAL-HISTÓRICA" "resumo" => "Este texto é um excerto da tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFMS, com o objetivo de apresentar e analisar a avaliação da aprendizagem no contexto da educação inclusiva voltando o olhar para a perspectiva cultural-histórica. Avaliar faz parte do ser humano em toda sua trajetória histórica e evolui com a transição e evolução do conhecimento da sociedade. Da mesma forma, na educação, esse costume de avaliar existe e vem se modificando em sua estratégia e método, conforme o passar do tempo. Nessa perspectiva, compreender a emergência do sujeito cultural- histórico e a produção de sentidos subjetivos podem contribuir para configurar a aprendizagem como significativa tanto aos estudantes quanto aos professores, buscando desenvolver as dimensões sensíveis da relação com o outro, ao considerar a diversidade humana e o respeito às diferenças como parte do trabalho essencial do ensino/aprendizagem na formação de professores. Dessa forma, apresentamos argumentos que nos levam a compreender que a Teoria da Subjetividade poderá contribuir para ampliar o escopo das transformações da escola e da própria sociedade, ajudando a ampliar as possibilidades do trabalho pedagógico do professor na educação especial e em todas as demais ações educativas e complexifica a compreensão dos processos, das relações e motivações por meio de seus recursos teórico-metodológicos abrindo caminhos para as transformações. Concluímos que, pensar a escolarização e especificamente a avaliação do estudante com surdez baseado em Vigotski é compreender que cada ser humano possui um contexto histórico subjetivo, por isso, específico, implicando na necessidade de preparação para o exercício da docência, a fim de reconhecer a diversidade dos sentidos subjetivos individuais e sociais para promover uma avaliação da aprendizagem na qual ele faça parte desse processo de maneira ativa." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID21224_TB7236_20062023223743.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:38:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA DE A. CABRAL" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camila.cabral@ifrj.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-especial-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:10:49" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105867 "edicao_id" => 330 "trabalho_id" => 7236 "inscrito_id" => 21224 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A PERSPECTIVA CULTURAL-HISTÓRICA" "resumo" => "Este texto é um excerto da tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFMS, com o objetivo de apresentar e analisar a avaliação da aprendizagem no contexto da educação inclusiva voltando o olhar para a perspectiva cultural-histórica. Avaliar faz parte do ser humano em toda sua trajetória histórica e evolui com a transição e evolução do conhecimento da sociedade. Da mesma forma, na educação, esse costume de avaliar existe e vem se modificando em sua estratégia e método, conforme o passar do tempo. Nessa perspectiva, compreender a emergência do sujeito cultural- histórico e a produção de sentidos subjetivos podem contribuir para configurar a aprendizagem como significativa tanto aos estudantes quanto aos professores, buscando desenvolver as dimensões sensíveis da relação com o outro, ao considerar a diversidade humana e o respeito às diferenças como parte do trabalho essencial do ensino/aprendizagem na formação de professores. Dessa forma, apresentamos argumentos que nos levam a compreender que a Teoria da Subjetividade poderá contribuir para ampliar o escopo das transformações da escola e da própria sociedade, ajudando a ampliar as possibilidades do trabalho pedagógico do professor na educação especial e em todas as demais ações educativas e complexifica a compreensão dos processos, das relações e motivações por meio de seus recursos teórico-metodológicos abrindo caminhos para as transformações. Concluímos que, pensar a escolarização e especificamente a avaliação do estudante com surdez baseado em Vigotski é compreender que cada ser humano possui um contexto histórico subjetivo, por isso, específico, implicando na necessidade de preparação para o exercício da docência, a fim de reconhecer a diversidade dos sentidos subjetivos individuais e sociais para promover uma avaliação da aprendizagem na qual ele faça parte desse processo de maneira ativa." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID21224_TB7236_20062023223743.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:38:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA DE A. CABRAL" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camila.cabral@ifrj.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-especial-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:10:49" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 330 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-especial-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10" "logo" => null "capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg" "timbrado" => "65b1287951b96_24012024121049.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:10:49" "updated_at" => "2024-03-26 16:02:13" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 330 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-especial-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10" "logo" => null "capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg" "timbrado" => "65b1287951b96_24012024121049.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:10:49" "updated_at" => "2024-03-26 16:02:13" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 206 "edicao_id" => 330 "codigo" => "978-85-61702-87-8" "capa" => "66031bb5094c4_26032024160213.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO """ "conselho_editorial" => """ AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES (UFERSA)<br />\r\n DINA PEREIRA DE MELO (UFPB)<br />\r\n EDÊLMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n EMÍDIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n EZER WELLINGTON GOMES LIMA (UFR)<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n FERNANDA MARIA MARTINS MONTEIRO <br />\r\n IRANETE DE ARAÚJO MEIRA (UFPB)<br />\r\n IZAURA MARIA DE ANDRADE DA SILVA (UFPB)<br />\r\n JOÃO MARCOS GOMES DE OLIVEIRA FERREIRA (UFPB)<br />\r\n JOELITON FRANCISCO SOUSA DE PAULO (UFPB)<br />\r\n LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO (IFPB)<br />\r\n LISIÊ MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS (UFPB)<br />\r\n LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO (URCA)<br />\r\n MAGNO ALEXON BEZERRA SEABRA (UFPB)<br />\r\n MARIA DAS NEVES DE ARAÚO LISBOA (UEPB)<br />\r\n MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n NATHALY SANTIAGO LEITE <br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n SAMUEL AMARAL VERAS BONIFÁCIO (UFPB)<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO (UFPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024150728-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:10:49" "updated_at" => "2024-04-22 15:07:28" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 206 "edicao_id" => 330 "codigo" => "978-85-61702-87-8" "capa" => "66031bb5094c4_26032024160213.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO """ "conselho_editorial" => """ AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES (UFERSA)<br />\r\n DINA PEREIRA DE MELO (UFPB)<br />\r\n EDÊLMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n EMÍDIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n EZER WELLINGTON GOMES LIMA (UFR)<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n FERNANDA MARIA MARTINS MONTEIRO <br />\r\n IRANETE DE ARAÚJO MEIRA (UFPB)<br />\r\n IZAURA MARIA DE ANDRADE DA SILVA (UFPB)<br />\r\n JOÃO MARCOS GOMES DE OLIVEIRA FERREIRA (UFPB)<br />\r\n JOELITON FRANCISCO SOUSA DE PAULO (UFPB)<br />\r\n LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO (IFPB)<br />\r\n LISIÊ MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS (UFPB)<br />\r\n LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO (URCA)<br />\r\n MAGNO ALEXON BEZERRA SEABRA (UFPB)<br />\r\n MARIA DAS NEVES DE ARAÚO LISBOA (UEPB)<br />\r\n MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n NATHALY SANTIAGO LEITE <br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n SAMUEL AMARAL VERAS BONIFÁCIO (UFPB)<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO (UFPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024150728-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:10:49" "updated_at" => "2024-04-22 15:07:28" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }