PROJETO DE LETRAMENTO E ENSINO: DESDOBRAMENTOS DA LEITURA E DA ESCRITA NA FORMAÇÃO DISCENTE
"2024-01-24 12:03:30" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105917 "edicao_id" => 328 "trabalho_id" => 4621 "inscrito_id" => 5244 "titulo" => "PROJETO DE LETRAMENTO E ENSINO: DESDOBRAMENTOS DA LEITURA E DA ESCRITA NA FORMAÇÃO DISCENTE" "resumo" => "Os projetos de letramento são essenciais para o desenvolvimento das práticas de leitura e da escrita dos alunos. Nesse contexto, as aulas de Língua Portuguesa configuram-se como um espaço propício para o desenvolvimento e ampliação dos letramentos dos discentes. Esta pesquisa é resultado do trabalho de conclusão de curso de Letras – Língua Portuguesa, realizado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O objetivo deste estudo foi analisar como um projeto de letramento realizado em uma escola pública municipal do estado da Paraíba contribui para a formação dos alunos. Metodologicamente, este estudo insere-se no paradigma qualitativo de natureza interpretativista, uma vez que o interesse aqui está centrado em interpretar fenômenos sociais inseridos em um determinado contexto por meio de práticas discursivas (BORTONI-RICARDO, 2008). A base teórica que embasa este estudo é a Linguística Aplicada (LA), considerando que esta área do conhecimento busca contribuir para a melhoria de problemas relacionados ao ensino e à aprendizagem de língua. Recorremos às contribuições de autores como Kleiman (1995, 2000, 2001, 2008); Signorini (1998, 2007); Bezerra (2007); Kleiman e Assis (2016); Oliveira, Tinoco e Santos (2014); Marques e Bezerra (2018); e Kleiman, Vianna e De Grande (2019). Os resultados demonstram que o projeto de letramento se conecta com a linguagem e o ensino, possibilitando a ampliação dos letramentos e o desempenho dos alunos, promovendo uma atuação mais crítica e assídua desses em contextos sociais que envolvem as práticas de leitura e escrita." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID5244_TB4621_18062023131442.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:42:53" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EWERTON LUCAS DE MÉLO MARQUES" "autor_nome_curto" => "Ewerton" "autor_email" => "ewertonlucas.marques@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:03:30" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105917 "edicao_id" => 328 "trabalho_id" => 4621 "inscrito_id" => 5244 "titulo" => "PROJETO DE LETRAMENTO E ENSINO: DESDOBRAMENTOS DA LEITURA E DA ESCRITA NA FORMAÇÃO DISCENTE" "resumo" => "Os projetos de letramento são essenciais para o desenvolvimento das práticas de leitura e da escrita dos alunos. Nesse contexto, as aulas de Língua Portuguesa configuram-se como um espaço propício para o desenvolvimento e ampliação dos letramentos dos discentes. Esta pesquisa é resultado do trabalho de conclusão de curso de Letras – Língua Portuguesa, realizado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O objetivo deste estudo foi analisar como um projeto de letramento realizado em uma escola pública municipal do estado da Paraíba contribui para a formação dos alunos. Metodologicamente, este estudo insere-se no paradigma qualitativo de natureza interpretativista, uma vez que o interesse aqui está centrado em interpretar fenômenos sociais inseridos em um determinado contexto por meio de práticas discursivas (BORTONI-RICARDO, 2008). A base teórica que embasa este estudo é a Linguística Aplicada (LA), considerando que esta área do conhecimento busca contribuir para a melhoria de problemas relacionados ao ensino e à aprendizagem de língua. Recorremos às contribuições de autores como Kleiman (1995, 2000, 2001, 2008); Signorini (1998, 2007); Bezerra (2007); Kleiman e Assis (2016); Oliveira, Tinoco e Santos (2014); Marques e Bezerra (2018); e Kleiman, Vianna e De Grande (2019). Os resultados demonstram que o projeto de letramento se conecta com a linguagem e o ensino, possibilitando a ampliação dos letramentos e o desempenho dos alunos, promovendo uma atuação mais crítica e assídua desses em contextos sociais que envolvem as práticas de leitura e escrita." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID5244_TB4621_18062023131442.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:42:53" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EWERTON LUCAS DE MÉLO MARQUES" "autor_nome_curto" => "Ewerton" "autor_email" => "ewertonlucas.marques@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:03:30" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 328 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08" "logo" => null "capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg" "timbrado" => "65b126c2d969d_24012024120330.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-12" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:03:30" "updated_at" => "2024-03-26 15:53:09" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 328 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08" "logo" => null "capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg" "timbrado" => "65b126c2d969d_24012024120330.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-12" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:03:30" "updated_at" => "2024-03-26 15:53:09" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 204 "edicao_id" => 328 "codigo" => "978-85-61702-86-1" "capa" => "6603199526033_26032024155309.jpg" "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n THAÍS FERNANDES DE AMORIM """ "conselho_editorial" => """ AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n ANA MARIA DE CARVALHO (UFPA)<br />\r\n CARLOS ALBERTO CORREIA (UFRA)<br />\r\n CARMEM SANTANA SANTA BRÍGIDA GOMES <br />\r\n DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n EDITE COLARES (UECE)<br />\r\n ELIOMAR ARAUJO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n ELIS TERESINHA BASILIO GURJÃO (UEPB)<br />\r\n GEISA GABRIELLE SANTOS (UPE)<br />\r\n JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n JANY ÉRIC QUEIRÓS FERREIRA (UFRA)<br />\r\n JEFFERSON LUIS DA SILVA CARDOSO (UFRA)<br />\r\n LILIAN CRISTINA BARATA PEREIRA NASCIMENTO (UFPA)<br />\r\n LORENA BRITO DE CASTRO (UFPA)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n MAURÍCIO RAMOS LINDEMEYER <br />\r\n REGIS JOSÉ DA CUNHA GUEDES (IFPA)<br />\r\n SILVANA LEMES DE SOUZA (FATEC)<br />\r\n TANIA SERRA AZUL (UECE)<br />\r\n THAÍS FERNANDES DE AMORIM (UFRA)<br />\r\n VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA <br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151610-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:03:30" "updated_at" => "2024-03-26 15:54:19" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 204 "edicao_id" => 328 "codigo" => "978-85-61702-86-1" "capa" => "6603199526033_26032024155309.jpg" "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n THAÍS FERNANDES DE AMORIM """ "conselho_editorial" => """ AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n ANA MARIA DE CARVALHO (UFPA)<br />\r\n CARLOS ALBERTO CORREIA (UFRA)<br />\r\n CARMEM SANTANA SANTA BRÍGIDA GOMES <br />\r\n DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n EDITE COLARES (UECE)<br />\r\n ELIOMAR ARAUJO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n ELIS TERESINHA BASILIO GURJÃO (UEPB)<br />\r\n GEISA GABRIELLE SANTOS (UPE)<br />\r\n JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n JANY ÉRIC QUEIRÓS FERREIRA (UFRA)<br />\r\n JEFFERSON LUIS DA SILVA CARDOSO (UFRA)<br />\r\n LILIAN CRISTINA BARATA PEREIRA NASCIMENTO (UFPA)<br />\r\n LORENA BRITO DE CASTRO (UFPA)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n MAURÍCIO RAMOS LINDEMEYER <br />\r\n REGIS JOSÉ DA CUNHA GUEDES (IFPA)<br />\r\n SILVANA LEMES DE SOUZA (FATEC)<br />\r\n TANIA SERRA AZUL (UECE)<br />\r\n THAÍS FERNANDES DE AMORIM (UFRA)<br />\r\n VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA <br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151610-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:03:30" "updated_at" => "2024-03-26 15:54:19" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }