LEITURA E ESCRITA COMO PRÁTICA SOCIAL: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA
"2024-01-24 12:03:30" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105919 "edicao_id" => 328 "trabalho_id" => 5433 "inscrito_id" => 18650 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA COMO PRÁTICA SOCIAL: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA" "resumo" => "A temática do ensino de leitura da escrita possui uma relevante importância nos rumos da ciência da linguagem aplicada ao ensino. Em face às teorizações que são feitas sobre as práticas de leitura e escrita na escola, várias indagações e reflexões têm surgido, na perspectiva de avançar nos conceitos e, dialeticamente, para promover práticas de ensino inovadoras e criativas, que reinventem e ressignifiquem o ato de ler e escrever e o processo complexo de formação de leitores no mundo contemporâneo. Por isso, no presente trabalho, visa-se apresentar uma proposta de sequência didática, na qual é explorado o gênero digital fanfic e como este pode contribuir para o desenvolvimento do aluno leitor-escritor no que concerne à superação das suas dificuldades de leitura e escrita. Para guiar o desenvolvimento da presente pesquisa, fundamentamo-nos, principalmente, em estudos que versam acerca de conceitos e estratégias de leitura, como Kleiman (2000), Sousa (2017) e Solé (2014), e letramento, em Cosson (2021) e Soares (1998). Como norte para o desenvolvimento da sequência didática, utilizamos os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para alcançar o objetivo traçado, a metodologia adotada promove a realização de uma sequência didática voltada para um trabalho de leitura e escrita com o gênero poema direcionado aos alunos do 4º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. A sequência está organizada em seis etapas de execução, as quais contemplam aspectos de leitura, escrita, estudo do gênero, análise linguística e produção textual." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID18650_TB5433_08112023190944.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:42:53" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIETA VILAR MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "JULIETA" "autor_email" => "julietavilarmedeiros@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:03:30" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105919 "edicao_id" => 328 "trabalho_id" => 5433 "inscrito_id" => 18650 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA COMO PRÁTICA SOCIAL: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA" "resumo" => "A temática do ensino de leitura da escrita possui uma relevante importância nos rumos da ciência da linguagem aplicada ao ensino. Em face às teorizações que são feitas sobre as práticas de leitura e escrita na escola, várias indagações e reflexões têm surgido, na perspectiva de avançar nos conceitos e, dialeticamente, para promover práticas de ensino inovadoras e criativas, que reinventem e ressignifiquem o ato de ler e escrever e o processo complexo de formação de leitores no mundo contemporâneo. Por isso, no presente trabalho, visa-se apresentar uma proposta de sequência didática, na qual é explorado o gênero digital fanfic e como este pode contribuir para o desenvolvimento do aluno leitor-escritor no que concerne à superação das suas dificuldades de leitura e escrita. Para guiar o desenvolvimento da presente pesquisa, fundamentamo-nos, principalmente, em estudos que versam acerca de conceitos e estratégias de leitura, como Kleiman (2000), Sousa (2017) e Solé (2014), e letramento, em Cosson (2021) e Soares (1998). Como norte para o desenvolvimento da sequência didática, utilizamos os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para alcançar o objetivo traçado, a metodologia adotada promove a realização de uma sequência didática voltada para um trabalho de leitura e escrita com o gênero poema direcionado aos alunos do 4º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. A sequência está organizada em seis etapas de execução, as quais contemplam aspectos de leitura, escrita, estudo do gênero, análise linguística e produção textual." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID18650_TB5433_08112023190944.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:42:53" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIETA VILAR MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "JULIETA" "autor_email" => "julietavilarmedeiros@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:03:30" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 328 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08" "logo" => null "capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg" "timbrado" => "65b126c2d969d_24012024120330.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-12" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:03:30" "updated_at" => "2024-03-26 15:53:09" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 328 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08" "logo" => null "capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg" "timbrado" => "65b126c2d969d_24012024120330.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-12" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:03:30" "updated_at" => "2024-03-26 15:53:09" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 204 "edicao_id" => 328 "codigo" => "978-85-61702-86-1" "capa" => "6603199526033_26032024155309.jpg" "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n THAÍS FERNANDES DE AMORIM """ "conselho_editorial" => """ AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n ANA MARIA DE CARVALHO (UFPA)<br />\r\n CARLOS ALBERTO CORREIA (UFRA)<br />\r\n CARMEM SANTANA SANTA BRÍGIDA GOMES <br />\r\n DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n EDITE COLARES (UECE)<br />\r\n ELIOMAR ARAUJO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n ELIS TERESINHA BASILIO GURJÃO (UEPB)<br />\r\n GEISA GABRIELLE SANTOS (UPE)<br />\r\n JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n JANY ÉRIC QUEIRÓS FERREIRA (UFRA)<br />\r\n JEFFERSON LUIS DA SILVA CARDOSO (UFRA)<br />\r\n LILIAN CRISTINA BARATA PEREIRA NASCIMENTO (UFPA)<br />\r\n LORENA BRITO DE CASTRO (UFPA)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n MAURÍCIO RAMOS LINDEMEYER <br />\r\n REGIS JOSÉ DA CUNHA GUEDES (IFPA)<br />\r\n SILVANA LEMES DE SOUZA (FATEC)<br />\r\n TANIA SERRA AZUL (UECE)<br />\r\n THAÍS FERNANDES DE AMORIM (UFRA)<br />\r\n VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA <br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151610-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:03:30" "updated_at" => "2024-03-26 15:54:19" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 204 "edicao_id" => 328 "codigo" => "978-85-61702-86-1" "capa" => "6603199526033_26032024155309.jpg" "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n THAÍS FERNANDES DE AMORIM """ "conselho_editorial" => """ AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n ANA MARIA DE CARVALHO (UFPA)<br />\r\n CARLOS ALBERTO CORREIA (UFRA)<br />\r\n CARMEM SANTANA SANTA BRÍGIDA GOMES <br />\r\n DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n EDITE COLARES (UECE)<br />\r\n ELIOMAR ARAUJO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n ELIS TERESINHA BASILIO GURJÃO (UEPB)<br />\r\n GEISA GABRIELLE SANTOS (UPE)<br />\r\n JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n JANY ÉRIC QUEIRÓS FERREIRA (UFRA)<br />\r\n JEFFERSON LUIS DA SILVA CARDOSO (UFRA)<br />\r\n LILIAN CRISTINA BARATA PEREIRA NASCIMENTO (UFPA)<br />\r\n LORENA BRITO DE CASTRO (UFPA)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n MAURÍCIO RAMOS LINDEMEYER <br />\r\n REGIS JOSÉ DA CUNHA GUEDES (IFPA)<br />\r\n SILVANA LEMES DE SOUZA (FATEC)<br />\r\n TANIA SERRA AZUL (UECE)<br />\r\n THAÍS FERNANDES DE AMORIM (UFRA)<br />\r\n VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA <br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151610-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:03:30" "updated_at" => "2024-03-26 15:54:19" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }