UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORA TRANS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE NATAL - RN
"2024-01-24 11:58:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105954 "edicao_id" => 327 "trabalho_id" => 5543 "inscrito_id" => 3764 "titulo" => "UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORA TRANS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE NATAL - RN" "resumo" => "Sabe-se que no espaço escolar o respeito as igualdades devem ser prevalentes. Todavia, muitos alunos e alunas saem de seus lares carregados de falsos pensamentos moralistas, que em muitos casos são imputados pelos pais ou avós, onde “é natural nas famílias, nas escolas e no contexto religioso uma legitimação da constituição familiar referendada pelo pai, pela mãe e pelos irmãos como elementos de uma família; os avós, primos e os tios também fazem parte da família” (Houaiss, 2005). Assim, cria-se no educando uma visão patriarcal da constituição familiar, estimulando aversão a tudo que foge da norma heteronormativa, legitimando práticas de violência LGBTfóbicas. Destarte, o presente artigo busca acompanhar a rotina de uma professora trans em uma escola de rede pública da cidade de Natal – RN, observando por meio de sua narrativa as práticas de resistência, combate ao preconceito e LGBTfobia na escola. Para metodologia foi realizado revisão bibliográfica, com o intuito de verificar as principais discussões teóricas sobre o tema estudado, além da aplicação de perguntas abertas direcionadas a participante de nossa pesquisa, com observação da sua rotina na escola durante um dia letivo. Constatou-se com a pesquisa, que em ambas as turmas que a professora leciona, os alunos e alunas não expressam atitudes LGBTfóbicas para com a docente, onde a mesma relata que sempre foi bem recebida por eles, tendo seus pronomes respeitados em todos os momentos de sua trajetória na escola. Ela relata, que apenas no início, observou alguns olhares tortos por parte de outros professores e direção escolar, e com os pais não observou nem uma atitude preconceituosa." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID3764_TB5543_20062023112332.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:46:05" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAM CLAUDE DE SOUZA GOMES" "autor_nome_curto" => "JEAM GOMES" "autor_email" => "jeagomes50@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:58:53" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105954 "edicao_id" => 327 "trabalho_id" => 5543 "inscrito_id" => 3764 "titulo" => "UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORA TRANS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE NATAL - RN" "resumo" => "Sabe-se que no espaço escolar o respeito as igualdades devem ser prevalentes. Todavia, muitos alunos e alunas saem de seus lares carregados de falsos pensamentos moralistas, que em muitos casos são imputados pelos pais ou avós, onde “é natural nas famílias, nas escolas e no contexto religioso uma legitimação da constituição familiar referendada pelo pai, pela mãe e pelos irmãos como elementos de uma família; os avós, primos e os tios também fazem parte da família” (Houaiss, 2005). Assim, cria-se no educando uma visão patriarcal da constituição familiar, estimulando aversão a tudo que foge da norma heteronormativa, legitimando práticas de violência LGBTfóbicas. Destarte, o presente artigo busca acompanhar a rotina de uma professora trans em uma escola de rede pública da cidade de Natal – RN, observando por meio de sua narrativa as práticas de resistência, combate ao preconceito e LGBTfobia na escola. Para metodologia foi realizado revisão bibliográfica, com o intuito de verificar as principais discussões teóricas sobre o tema estudado, além da aplicação de perguntas abertas direcionadas a participante de nossa pesquisa, com observação da sua rotina na escola durante um dia letivo. Constatou-se com a pesquisa, que em ambas as turmas que a professora leciona, os alunos e alunas não expressam atitudes LGBTfóbicas para com a docente, onde a mesma relata que sempre foi bem recebida por eles, tendo seus pronomes respeitados em todos os momentos de sua trajetória na escola. Ela relata, que apenas no início, observou alguns olhares tortos por parte de outros professores e direção escolar, e com os pais não observou nem uma atitude preconceituosa." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID3764_TB5543_20062023112332.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:46:05" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAM CLAUDE DE SOUZA GOMES" "autor_nome_curto" => "JEAM GOMES" "autor_email" => "jeagomes50@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:58:53" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 327 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07" "logo" => null "capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg" "timbrado" => "65b125ad9dab8_24012024115853.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:58:53" "updated_at" => "2024-03-26 15:52:20" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 327 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07" "logo" => null "capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg" "timbrado" => "65b125ad9dab8_24012024115853.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:58:53" "updated_at" => "2024-03-26 15:52:20" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 203 "edicao_id" => 327 "codigo" => "978-85-61702-85-4" "capa" => "660319647c009_26032024155220.jpg" "titulo" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO """ "conselho_editorial" => """ CLARA MAYARA DE ALMEIDA VASCONCELOS (UPE)<br />\r\n DENISE APARECIDA DE PAULO RIBEIRO LEPPOS (SMESC)<br />\r\n DIÊGO DE LIMA SANTOS SILVA (UEPB)<br />\r\n EMÍDIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n EVERSON VAGNER DE LUCENA SANTOS (UNIFIP- UNIESP)<br />\r\n ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n JÓNATA FERREIRA DE MOURA (UFMA)<br />\r\n KENIA ALMEIDA NUNES (IFBA)<br />\r\n RAFAEL FRANCISCO BRAZ (UFRN)<br />\r\n ROBSON LIMA DE ARRUDA (UFPB)<br />\r\n ROSYENE CONCEIÇÃO SOARES CUTRIM (UFMA)<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO (UEPB)<br />\r\n SIMONE DOS SANTOS ALVES FERREIRA (UEPB)<br />\r\n SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA (UFMA)<br />\r\n WILLIAM ROSLINDO PARANHOS (UERJ)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024144204-CONEDU---GENERO--SEXUALIDADE-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:58:53" "updated_at" => "2024-04-22 14:42:04" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 203 "edicao_id" => 327 "codigo" => "978-85-61702-85-4" "capa" => "660319647c009_26032024155220.jpg" "titulo" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO """ "conselho_editorial" => """ CLARA MAYARA DE ALMEIDA VASCONCELOS (UPE)<br />\r\n DENISE APARECIDA DE PAULO RIBEIRO LEPPOS (SMESC)<br />\r\n DIÊGO DE LIMA SANTOS SILVA (UEPB)<br />\r\n EMÍDIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n EVERSON VAGNER DE LUCENA SANTOS (UNIFIP- UNIESP)<br />\r\n ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n JÓNATA FERREIRA DE MOURA (UFMA)<br />\r\n KENIA ALMEIDA NUNES (IFBA)<br />\r\n RAFAEL FRANCISCO BRAZ (UFRN)<br />\r\n ROBSON LIMA DE ARRUDA (UFPB)<br />\r\n ROSYENE CONCEIÇÃO SOARES CUTRIM (UFMA)<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO (UEPB)<br />\r\n SIMONE DOS SANTOS ALVES FERREIRA (UEPB)<br />\r\n SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA (UFMA)<br />\r\n WILLIAM ROSLINDO PARANHOS (UERJ)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024144204-CONEDU---GENERO--SEXUALIDADE-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:58:53" "updated_at" => "2024-04-22 14:42:04" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }